Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Economia

Youtuber: a brincadeira vira negócio

Famosos entre os seguidores do Youtube, esses jovens conquistam o patrocínio de grandes marcas

 Supremo Tribunal Federal Supremo Tribunal Federal  - Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

Eles têm milhares de seguidores e usam o Youtube como instrumento de trabalho. Conhecidos como youtubers, postam vídeos sobre os mais diversos assuntos: comidas, games, saúde e alguns são famosos por seus esquetes de humor. E essa atividade nas redes sociais, que para muitos parece uma brincadeira, rende patrocínios de grandes marcas e há quem fature verdadeiras fortunas.

O sueco Felix Kjellberg ganhou US$ 12 milhões no ano passado. Seu canal, o PewDiepie, fala sobre videogames e tem mais de 40 milhões de seguidores. Quem também faz muito sucesso são os amigos Ian Hecox e Anthony Padilla, ambos comediantes, faturam US$ 8,5 milhões com o canal “Smosh”. Os americanos têm 22 milhões de seguidores. Longe de receber essas cifras, os youtubers pernambucanos ganham de R$ 5 mil a R$ 10 por mês, enquanto o piauiense Whindersson Nunes chega a faturar R$ 150 mil por patrocínio.
Famoso pelo humor, Whindersson Nunes tem 15 milhões de seguidores e é considerado o segundo youtuber mais influente do mundo, segundo a Snack Intelligence, divisão da rede Snack de canais no YouTube, que monitora e analisa o mercado audiovisual digital. Nunes garante que nunca imaginou que ficaria conhecido e famoso pelas redes sociais.

“No início foi tudo uma grande brincadeira. Apesar de sonhar em ter um canal grande, eu não esperava que fosse conseguir isso tão rápido. Acho o Youtube uma rede democrática, onde cada um assiste o que quer e quando quer”, avalia Whindersson. Para ele, o segredo do sucesso é a parceria com os fãs. “Eu procuro abordar temas atuais, coisas que me chamam a atenção onde estou e por onde passo. Existe cumplicidade com os meus 15 milhões de seguidores”, confidenciou o youtuber.
Considerado o primeiro canal de humor do Nordeste, o pernambucano “Boy do CDU” foi protótipo do atual canal de sucesso “PutzVéio”, com 565 mil seguidores. O grupo explora o humor regional, com piadas e expressões locais. “Os primeiros vídeos eram amadores. Diversão entre amigos. Paramos de filmar por um tempo, mas há três anos voltamos com uma pegada mais profissional e com qualidade”, confidenciou Gabriel Oliveira, um dos integrantes do canal.
E está totalmente enganado quem acha que o Youtube é um espaço masculino. Amanda Neves é um bom exemplo de mulher que sabe fazer humor sem estereótipos. Ela comanda o canal “Beijo da Maga” e tem atualmente 130 mil seguidores.

Não gostava da forma como os trabalhos de escola eram apresentados. Comecei a fazer paródias de músicas famosas para apresentar meus trabalhos e todo mundo se divertia muito com aquilo”, lembra Amanda. Questionada sobre como começou a gravar os vídeos, a youtuber conta que quando um amigo da escola faltava, pedia para ela gravar a apresentação. “Me divertia com tudo aquilo. Aos poucos fui percebendo que poderia criar o meu canal e fazer os meus esquetes”, revela.
Além do grande número de seguidores, o que esses três youtubers têm em comum é o profissionalismo na hora de fazer os vídeos. “Procuro fazer as publicações quando estou em viagens. Por isso, em cada vídeo eu apareço em um quarto de hotel diferente”, comentou Nunes. Para Gabriel, o trabalho é muito prazeroso, mas árduo. “Muitas vez vou dormir de manhã. Gravo a noite inteira”, afirmou. Amanda também tem agenda bem apertada. “Pensar nos temas, gravar e postar não é fácil. Mas quando o trabalho está pronto é uma realização”, finaliza.

 

Veja também

Newsletter