Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

As cinco maiores viradas da história da Liga dos Campeões

Confira as grandes histórias de superação na principal competição de clubes do planeta

Competição terá Cardiff como palco da grande final nesta temporadaCompetição terá Cardiff como palco da grande final nesta temporada - Foto: CHRISTOF STACHE / AFP

Logo mais às 15h45, Barcelona e Monaco (x Manchester City) entram em campo em busca de uma virada considerada surpreendente para avançar de fase na Champions League. Ambas as equipes vão decidir a vaga em casa, e certamente os catalães terão mais trabalho para correr atrás de um agregado negativo de 4x0, para o PSG, no Parc des Princes no último mês.

Na história da Liga dos Campeões, viradas históricas não são raras, e talvez isso faça parte da magia que cerca os ares da maior competição de clubes do planeta. Entre tantos casos, cinco marcaram a história recente do certame, e, num rodada como a de hoje, estes valem a pena ser relembrados.

2012 – Chelsea x Napoli
1º jogo: Napoli 3x1 Chelsea
2º jogo: Chelsea 4x1 Napoli

No ano que o lado azul de Londres levantou a orelhuda, uma das provas de fogo com certeza foi o duelo contra os italianos. Depois da derrota na primeira mão em Nápoles pelo placar de 3x1, André Villas-Boas foi demitido por Roman Abramovich, que escolheu efetivar Roberto Di Matteo como substituto do português.

No jogo de volta no Stamford Bridge, o Chelsea devolveu o placar do primeiro duelo no tempo regulamentar e, na prorrogação, Ivanovic conseguiu marcar o gol que classificaria os ingleses para a próxima fase.

2004 – Monaco x Real Madrid
1º jogo: Real Madrid 4x2 Monaco
2º jogo: Monaco 3x1 Real Madrid

Depois do primeiro jogo, era tido como certo que os merengues avançariam à semi final da Liga naquele ano, e o cenário ficou ainda mais preocupante para os franceses depois de um gol de Raúl logo no começo da segundo partida.

Entretanto, do outro lado da história, Fernando Morientes (que estava emprestado pelo próprio Real) e Ludovic Giuly foram fundamentais para o time do Principado não somente vencer o duelo, mas tomar a vaga dos espanhóis pelo critério de desempate.

2004 – Deportivo La Coruña x Milan
1º jogo: Milan 4x1 Deportivo
2º jogo: Deportivo 4x0 Milan

Com oito minutos do primeiro embate, na Itália, o Milan já tinha demolido os espanhóis de La Coruña pelo placar de 4x0, mas nunca um gol de honra foi tão importante na história do futebol.

Ainda na primeira etapa do jogo de volta, Walter Pandiani, Juan Carlos Valeron e Albert Luque, garantiram que os milanistas não teriam mais vaga na próxima fase da Champions, e, no tempo complementar, González Fran sacramentou a classificação com mais um tento.

1999 – Manchester United x Bayern de Munique (Final)
Aos 90’ – Bayern 1x0 United
Final de jogo – Bayer 1x2 United

Com certeza una das maiores vitórias da carreira de Alex Ferguson aconteceu nesta noite. Os Red Devils perdiam o título da Champions League até os 45 minutos do segundo tempo, quando Solskjaer, depois de um cruzamento de escanteio de Beckham, deixou tudo igual.

Logo depois, num lance que mais parece um replay do primeiro tento, Teddy Sheringham, aos 46 minutos, aproveitou a sobra de bola e mandou para as redes, levando a orelhuda para a Inglaterra em uma final emocionante.

2005 – Liverpool x Milan (Final)
Final de jogo: Liverpool 3 (3)x(2) 3 Milan

Uma das partidas mais famosas mundialmente é também considerada a maior virada da Liga dos Campeões. Ao final do primeiro tempo em Istambul, o Milan tinha aberto uma vantagem de 3x0, e aquela história parecia estar resolvida.

Entretanto, no segundo tempo, liderado por Steven Gerrard (eleito o melhor da decisão), o Liverpool acordou no jogo de contou com gols do lendário camisa 8, Xabi Alonso e Smicer para igualar o marcador. Nos pênaltis, os Reds levantaram a quinta taça da competição em sua história.

Veja também

Newsletter