Bayern bate Boca Juniors e conquista 1ª vitória europeia contra sul-americanos na Copa de Clubes
Clima do jogo foi muito parecido com uma partida de Libertadores por causa do barulho causado pela torcida do Boca
Diante de 63.587 espectadores, em sua grande maioria torcedores argentinos, o Bayern de Munique suportou a coragem e determinação do Boca Juniors para buscar a segunda vitória, por 2 a 1, nesta sexta-feira, em Miami, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo C do Mundial de Clubes. Foi a primeira vitória dos times europeus sobre os sul-americanos.
Com o resultado, Bayern chegou aos seis pontos, contra quatro do Benfica. O Boca soma um e o Auckland City segue zerado. A definição da segunda vaga da chave nas oitavas de final, já que é uma é do Bayern, ficou para a última rodada, terça-feira, quando o Bayern encara o Benfica, enquanto o Boca terá pela frente o Auckland City.
O clima do jogo foi muito parecido com uma partida de Libertadores por causa do barulho causado pela torcida do Boca. Dentro de campo, o Bayern tomou a iniciativa e pressionou na marcação quando ficou sem a bola, enquanto a equipe argentina esperava em seu campo a chance de contra-ataque.
Aos dez minutos, muita polêmica com a anulação do gol olímpico de Olise para o Bayern. O lance foi impugnado após o VAR flagrar uma falta de Gnabry em cima do goleiro Marchesin.
Mas a pressão do Bayern era muito intensa. Bola levantada na área do Boca e surgiu o artilheiro Harry Kane, que bateu com categoria pé esquerdo para abrir o placar, aos 17 minutos.
Acostumado a abrir defesas, o Bayern, aos poucos, encontrou caminhos para superar o bloqueio argentino. Aos 19, Coman por pouco não fez o segundo gol alemão.
O Boca parecia não ter condições de superar a defesa do Bayern. Merentiel, isolado, recebia lançamentos longos e sempre tinha ao menos uma marcação dupla. O grande esforço do atacante não era suficiente.
Um gol era muito pouco para a partida. Aos 30, Zenon de falta obrigou Neuer a espalmar a bola. Na sequência, aos 31, em belo contra-ataque, Marchesin tirou a bola de Olise. Aos 32, Zenon, de novo, fez Neuer trabalhar mais uma vez.
O ritmo do jogo caiu nos últimos minutos da primeira etapa. O Boca ficou inofensivo, diante da potência da troca de passes do Bayern, proporcionada pela liderança do volante Kimmich.
Apesar do domínio territorial, o último bom lance do Bayern foi em bola parada. Kane bateu falta com perigo, mas a bola passou pouco acima do travessão.
Leia também
• Fluminense x Ulsan HD e mais sete jogos agitam fim de semana da Copa do Mundo de Clubes
• CBF se oferece para sediar Copa do Mundo de Clubes em 2029
• Flamengo joga bem, vira sobre o Chelsea e lidera Grupo D da Copa do Mundo de Clubes
O Boca voltou para a segunda etapa com a intenção de ser mais efetivo nos contra-ataques e mais forte na marcação, principalmente no meio de campo, onde o Bayer foi absoluto nos primeiros 45 minutos. Aos quatro minutos, Advincula fez boa jogada individual, mas errou na finalização.
A resposta do Bayern não demorou. Ao sete minutos, após boa jogada produzida com várias trocas de bola, Olise fez Marchesin fazer mais uma defesa.
Empurrado pela torcida maioria no estádio, o Boca se lançou ao ataque em busca de pelo menos o empate. O Bayern passa a ficar mais com a bola na tentativa de cadenciar o jogo. Apesar da intensidade das equipes, poucos lances perigosos eram criados.
Aos 21, o contra-ataque ideal surgiu e foi aproveitado. Velasco lançou Menretiel, que fez grande jogada e empatou a partida.
O panorama do jogo mudou. O Boca imprimiu tremenda correria, enquanto o 'frio' Bayern seguiu no 'irritante' toque de bola. E foi agraciado aos 38 minutos, quando uma bola sobrou para Olise bater firme e fazer 2 a 1 para o campeão alemão, que manteve o 100% de aproveitamento na competição.

