Beto Monteiro: versatilidade a serviço do automobilismo
Pernambucano, que começou no kart,, tem longa estrada no automobilismo e é um dos pilotos mais ecléticos do País
Se existe uma característica capaz de sintetizar a carreira do pernambucano Beto Monteiro, esta é a versatilidade. Em seus mais de 15 anos de carreira, entre treinos e corridas de fato, ele já pilotou mais de dez equipamentos diferentes, indo dos pequeninos karts até os “brutos” caminhões da Truck, categoria na qual é bicampeão nacional (2004 e 2013) e campeão sul-americano (2013). Atualmente, corre a Copa Truck, além de participar de etapas da Porsche 991 GT3 nos Estados Unidos, da Copa São Paulo de Kart e, agora, da Stock Car.
Nos seis primeiros meses de 2017, Beto conseguiu o expressivo feito de levantar títulos em três categorias diferentes no automobilismo. Venceu na Porsche GT3 Fara - etapa Homestead, Miami -, triunfou no Kart Shifter na Copa São Paulo, e foi o campeão do primeiro módulo da Copa Truck, a chamada Copa Centro-Oeste. Recentemente, disputou a Corrida do Milhão, fazendo a sua estreia na Stock Car 2017, categoria na qual passará a competir regularmente - até o final deste ano, só não disputará duas etapas por questão de calendário.
A dificuldade, segundo ele, não é nem a preparação em si para cada tipo de prova e de equipamento, mas conciliar as agendas das corridas. Este final de semana é um exemplo claro do conflito de compromissos. Beto deveria fazer uma prova de Porsche, porém, não abre mão de correr a etapa de Caruaru da Copa Truck. A passagem do evento por Pernambuco é sempre um momento especial para ele, que tem a oportunidade de correr em casa, com o apoio de uma torcida efusiva.
“Poucos pilotos contam com um apoio tão grande quando correm em casa. É sempre um privilégio correr em Caruaru. Podia abrir mão de qualquer outra etapa, menos essa”, contou ele, que se divide entre as residências e os negócios em São Paulo e nos Estados Unidos. “A gente está sempre viajando, um lugar, outro. Às vezes até preciso parar um pouco para me situar”, brincou.
Empolgado com o título da Copa Centro-Oeste da Copa Truck, Beto chegou a Caruaru com a expectativa real de brigar por pódio. “O meu caminhão não tem a característica de ser o mais rápido, de brigar por pole (position), por exemplo. Mas é um dos mais constantes, então se torna muito forte nas corridas. Nos últimos anos, é o que estou mais empolgado para correr em Caruaru, pelas chances reais de brigar por pódio”, explicou.
Truck
A etapa de Caruaru abre a Copa Nordeste da Copa Truck, neste sábado (8). Os ingressos estão sendo vendidos em postos da rede Dislub no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá e Caruaru. Mais informações no site oficial do evento, o copatruck.com.br. O módulo será concluído em Fortaleza, no Ceará, no dia 23 de julho.

