Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
LOS ANGELES

Trump afirma que Los Angeles está "sã e salva" há duas noites após os protestos

A declaração foi feita no seu perfil oficial do "Truth Social"

Policiais cercam manifestantes presos após uma manifestação contra as operações federais de imigração perto da Prefeitura de Los Angeles, em Los Angeles, em 11 de junho de 2025. Policiais cercam manifestantes presos após uma manifestação contra as operações federais de imigração perto da Prefeitura de Los Angeles, em Los Angeles, em 11 de junho de 2025.  - Foto: Ronaldo Schemidt / AFP

Los Angeles esteve "sã e salva nas últimas duas noites" graças ao envio de militares, disse o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (12), após vários dias de protestos contra as operações de imigração lideradas por seu governo.

"Nossa grande Guarda Nacional, com uma pequena ajuda dos Fuzileiros Navais, colocou a polícia de Los Angeles em posição de fazer seu trabalho com eficácia", disse Trump em sua rede social Truth Social, acrescentando que, sem os militares, a cidade "seria uma cena de crime como não víamos há anos".

Os protestos, em sua maioria pacíficos, eclodiram na semana passada devido à repentina intensificação dos esforços do governo para deter imigrantes irregulares no país.

Mas também houve momentos de violência, incluindo táxis incendiados e pedras lançadas contra policiais.

Trump ordenou o envio de milhares de reservistas da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais da ativa, apesar da objeção do governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, a primeira ação desse tipo por um presidente americano em décadas.

Em sua publicação, Trump afirmou que Newsom havia "perdido totalmente o controle da situação".

"Ele deveria estar dizendo OBRIGADO por salvar a própria pele, em vez de tentar justificar seus erros e incompetência!", acrescentou o presidente.

Protestos semelhantes ocorreram em outras cidades americanas.

A Califórnia se prepara nesta quinta-feira para uma batalha judicial com o governo federal, a quem processa pelo envio de militares.

Los Angeles viveu a segunda noite de toque de recolher no centro da cidade, uma medida tomada pelas autoridades para controlar os atos de vandalismo e saques ocorridos nos dias anteriores.

 

Veja também

Newsletter