10 anos da 'Grávida de Taubaté': a história da falsa gravidez que enganou o Brasil
Gravidez não existia e barriga era falsa, mas, mesmo assim, Verônica foi a programas de televisão e recebeu diversas doações
Há 10 anos, o Brasil foi enganado por uma mulher que dizia estar grávida de quadrigêmeas e exibia uma suposta barriga enorme atrás de um vestido estampado. Maria Verônica Santos ficou conhecida como a "Grávida de Taubaté", um meme que é praticamente um patrimônio histórico da internet brasileira.
A gravidez não existia e a barriga era falsa, mas, mesmo assim, Verônica foi a programas de televisão e recebeu diversas doações, entre fraldas, enxoval, quarto mobiliado e dinheiro. O caso começou a repercutir na mídia local e depois ganhou atrações nacionais.
Leia também
• Cachorra curtindo praia de óculos de sol e chapéu vira 1º meme de 2022
• Memes de 2021: de BBB a CPI da Covid, relembre os fatos que inspiraram humor
• Mitomania: qual a verdade sobre a mentira?
Começou, então, um verdadeiro espetáculo midiático, afinal, não é todo dia que se vê uma grávida de quatro bebês: Verônica foi a programas de televisão para exibir sua rotina de "dificuldades" com a "gestação".
Era a manhã de 11 de janeiro de 2012 quando a pedagoga participou do programa "Hoje em Dia", da Record. Ela relatava que as quadrigêmeas seriam chamadas de Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória, levando até o apresentador Edu Guedes às lágrimas.
há 10 anos edu guedes chorava pela grávida de taubaté pic.twitter.com/iD0Cmcg7AZ
— dog vegano (@dog_vegano) January 11, 2022
O fim da farsa começou quando outra apresentadora do matinal, Chris Flores, desconfiou de certas atitudes de Verônica nos bastidores. Ela não tinha os pés inchados, não apresentava dificuldade de locomoção - que seria algo comum a uma gestante de quatro bebês - e o mais intrigante: ela não deixava ninguém tocar na barriga por vergonha.
"Eu acho que você não está grávida, eu preciso ver a tua barriga para ter certeza. Ela começou a chorar, deu um escândalo", disse Chris Flores ao programa "The Noite", do SBT, em 2020.
Chris contou que Verônica ficou ofendida com o pedido e disse que a barriga estava "horrorosa, toda queimada, cheia de estrias". "Eu já estava procurando um alfinete. Eu não poderia dizer que ela não estava grávida", completou a apresentadora, que chegou a recusar aparecer no início da entrevista justamente por duvidar da história.
A Polícia começou a investigar o caso depois que um médico que atendeu Verônica, no segundo semestre de 2011, afirmar que ela, na verdade, não estaria grávida. Um repórter da Record foi a Taubaté a pedido de Chris Flores para investigar a história e descobriu que as fotos mostradas do ultrassom haviam, na verdade, sido tiradas da internet.
Nove dias depois do caso aparecer na Record, em 20 de janeiro de 2012, o advogado de Verônica confirmou a farsa. Ele expôs que a pedagoga usava uma barriga feita de silicone com enchimentos. Segundo Enilson de Castro, a cliente não teria desmentido a farsa antes por conta da grande repercussão da "gravidez".
Ao G1, nessa terça-feira (11), dia em que a farsa completou 10 anos, o advogado afirmou que a mulher foi diagnosticada com pseudologia fantástica, transtorno também conhecido como mitomania, uma tendência que o indivíduo tem de falar coisas que não têm um fundamento real.
O processo de estelionato contra Verônica e o marido, Kléber Eduardo Monteiro, foi encerrado pela Justiça em 2015, após um acordo. Os dois agora vivem discretamente em Taubaté. A dona do ultassom original processou Verônica por danos morais.
Caso da falsa grávida repercutiu em todo o Brasil (Foto: Reprodução)Referência cultural
A "Grávida de Taubaté" foi um dos primeiros grandes memes de repercussão nacional. A expressão "de Taubaté" virou sinônimo para algo mentiroso e inventado e até hoje é usada no Brasil.
No Carnaval de 2020, a escola de samba fluminense São Clemente dedicou uma ala inteira para integrantes caracterizados de falsa grávida, como a de Taubaté.
Ala "Grávida de Taubaté" da São Clemente (Foto: Reprodução/TV Globo)O clássico meme também serviu de inspiração para uma campanha publicitária da rede de fast-food Burger King.
E claro que os 10 anos da história não poderiam passar batidos pela internet. Veja os melhores memes do "aniversário" do caso:
11 de janeiro de 2012: Há 10 anos, as 4 Marias faziam seu debut ao lado da sua mãe, a icônica Grávida de Taubaté. No palco do Hoje Em Dia da Record, a mulher emocionou o Brasil inteiro com um vestido estampado e uma bola de pilates. Você caiu em uma das maiores fics do Brasil? pic.twitter.com/MS4oA7x3Fh
— BCharts (@bchartsnet) January 11, 2022
Há 10 anos, a grávida de Taubaté dava a sua primeira entrevista no “Hoje em Dia”, programa matinal da Record.
— Tracklist (@tracklist) January 11, 2022
Fingindo uma gravidez de quadrigêmeos e comovendo todo o Brasil com diversas doações que recebeu, a farsa foi descoberta semanas depois pela apresentadora Chris Flores. pic.twitter.com/AtKgNPujQS
10 anos de uma lenda! Grávida de Taubaté fazia seu debut nacional na Record em 11/01/2012 pic.twitter.com/tX2cTMBf8G
— Fitty Fórum (@FittyForum) January 11, 2022
Há 10 anos a Grávida de Taubaté fazia história na TV Brasileira <3 pic.twitter.com/hBpIn3rn2G
— sintasetaubateano (@sintasetaubate) January 11, 2022
Ela só tinha uma barriga de espuma, um vestido rosa e um sonho de ser mãe. Ela comoveu/enganou o país inteiro em rede nacional. Parabéns pra lenda, grávida de Taubaté! pic.twitter.com/ZUHs3bPmDU
— capivara otimista (@capivarotimista) January 11, 2022

