Acidente na BR-153, em Goiás, mata estudantes da UFPA e motoristas
Alunos da instituição paraense seguiam para Congresso da UNE
Um grave acidente entre uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus deixou cinco mortos na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás, na madrugada desta quarta-feira (16).
O acidente envolveu dois dos quatro ônibus que transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) para Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os mortos estão três estudantes, o motorista do micro-ônibus e o motorista da carreta.
A PRF informou preliminarmente que a carreta invadiu a contramão e bateu de frente com o primeiro ônibus do comboio, com 25 alunos, dois motoristas e um orientador.
Leia também
• USP: pesquisa de vacina contra zika avança em testes com camundongos
• Cadáver é encontrado enterrado em terreno do Santuário Nacional de Aparecida
Uma perícia será feita para confirmar as circunstâncias da batida. Nenhuma das identidades dos mortos foi confirmada.
No caminhão também estava uma passageiro, que, segundo a TV Anhanguera, teve ferimentos graves. O segundo ônibus do comboio com estudantes da UFPA também foi atingido na batida, mas ninguém ficou ferido.
A Ecovias Araguaia, concessionária responsável pela via, disse que os sobreviventes foram encaminhados para um hospital de Porangatu e outro do Tocantins.
O trecho da BR em que houve o acidente ficou totalmente interditado por quase cinco horas, entre 4h30 e 9h.
UFPA monta ponto de apoio
A Universidade Federal do Pará montou um ponto de apoio para familiares dos estudantes envolvidos no acidente.
O comitê é formado por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais e funciona em uma unidade da instituição, no campus de Belém. As informações são da TV Liberal.
Cerca de 170 estudantes de diferentes cursos da UFPA saíram de Belém na segunda-feira (14), em quatro ônibus. Dois deles foram os atingidos no acidente.
Governadores e UNE lamentam mortes
Em nota publicada pela imprensa local, o governador em exercício do estado de Goiás, Daniel Vilela, afirmou lamentar as mortes e manifestou solidariedade às famílias das vítimas.
"Manifesto minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas — jovens e profissionais cujas vidas foram tragicamente interrompidas de forma tão precoce. Que encontrem amparo neste momento de profunda dor", diz o texto.
O gestor ainda destacou que o governo está à disposição das autoridades do Pará para prestar toda a assistência necessária.
O governador do Pará, Helder Barbalho, também lamentou as mortes e disse que o estado está em contato com as autoridades de Goiás.
"Jovens que vieram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário", informou.
A União Nacional dos Estudantes também prestou solidariedade pelas mortes.
"Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA, UFG, além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias", afirmou a entidade.

