Americano é condenado por envenenar e atirar contra golfinhos na frente de crianças na Flórida
Entre 2014 e 2024 foram registradas 21 mortes intencionais desse animais
O americano Zackery Brandon Barfield, de 31 anos, foi condenado na Justiça dos Estados Unidos por envenenar e disparar uma arma de fogo contra golfinhos do litoral da Flórida. Ele deverá cumprir um mês de prisão e mais um ano de liberdade supervisionada.
Os crimes aconteceram entre 2022 e 2023. Barfield é um capitão de pesca comercial licenciado que organizava excursões no mar. Segundo o Departamento de Justiça americano, o criminoso estava frustrado com os golfinhos que estavam comendo peixes das linhas de pesca dos clientes.
Leia também
• Homem é preso acusado de racismo no Parque do Ibirapuera
• Homem que matou mulher e dois filhos é executado nos EUA
• Homem é preso após matar mãe de seus 3 filhos e jogar corpo no Rio Tietê
No verão de 2022, Barfield começou a envenenar iscas com metomil, um inseticida, para matar os golfinhos. Em duas ocasiões, ele disparou uma espingarda calibre 12 contra os animais que surgiam próximos ao barco, matando ao menos um deles. Em um desses episódios, os tiros foram efetuados na frente de duas crianças.
"Ele conhecia os regulamentos que protegiam os golfinhos, mas mesmo assim os matou – uma vez na frente de crianças. Esta sentença demonstra o nosso compromisso com a aplicação do Estado de direito", disse o procurador-geral adjunto Adam Gustafson.
Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), Barfield envenenou entre 24 a 70 golfinhos. Esse não foi o primeiro caso do tipo. Dados da NOOA indicam que entre 2014 e 2024 foram registradas ao menos 21 mortes intencionais de golfinhos no país.

