Argentina: ações e peso despencam após revés eleitoral de Milei
Candidatos do governador peronista, Axel Kicillof, venceram com 47% dos votos contra 33% para os candidatos do presidente
Os mercados financeiros reagiram, nesta segunda-feira (8), com forte queda das ações e uma desvalorização do peso após a derrota por quase 14 pontos do partido do presidente Javier Milei no domingo (8), nas eleições legislativas da província de Buenos Aires, a mais populosa da Argentina.
Os candidatos do governador peronista, Axel Kicillof, venceram com 47% dos votos contra 33% para os candidatos do presidente, que definiu o resultado como uma "clara derrota".
O governo enfrentará legislativas nacionais em 26 de outubro.
Leia também
• Partido de Milei sofre derrota em eleição provincial considerada teste na Argentina
• Milei põe à prova sua popularidade em eleição provincial na Argentina
• Congresso argentino avança para limitar capacidade de Milei governar por decretos de urgência
O dólar deu um salto na abertura nesta segunda-feira e era cotado no teto da banda de flutuação estabelecida pelo governo em meio a uma forte volatilidade.
A moeda americana subiu para 1.460 pesos a unidade, em alta de 5,3% em relação ao fechamento da sexta-feira, e as ações argentinas negociadas em Wall Street despencaram até 16% na abertura do pregão. O risco-país, elaborado pelo banco JP Morgan, passou dos 1.000 pontos-base.
Esta manhã, o presidente Milei chefiou uma reunião de gabinete na Casa Rosada, sobre a qual não foram divulgados detalhes até o momento.

