Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
México

Autoridades atualizam total de mortos por furacão Agatha no sul do México, para nove

seis pessoas continuam desaparecidas

Imagem do satélite da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mostra o furacão Agatha sobre o MéxicoImagem do satélite da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mostra o furacão Agatha sobre o México - Foto: RAMMB/NOAA/NESDIS / AFP

O governo do estado de Oaxaca (sul) ajustou, nesta quinta-feira (2), para nove mortos e seis desaparecidos o balanço da passagem do furacão Agatha pela costa sul do Pacífico mexicano, onde deixou um cenário de destruição.

"Temos 9 mortes legalmente confirmadas e temos 6 pessoas ainda desaparecidas", declarou o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, em uma videochamada durante a coletiva presidencial diária. 

Na quarta-feira (1), as autoridades anunciaram 11 mortos e 22 desaparecidos. Este saldo foi atualizado depois que se restabeleceu a comunicação e se levou ajuda para as cidades afetadas, localizadas em montanhas de difícil acesso. 

Primeiro furacão da temporada no Pacífico, Agatha tocou a costa na tarde de segunda-feira como categoria 2 na escala Saffir Simpson (máximo de 5), na altura de Puerto Ángel. 

Todos os anos, o México sofre com a chegada de ciclones tropicais em sua costa no Pacífico e no Atlântico, geralmente entre maio e novembro. 

Em outubro de 1997, o furacão Paulina atingiu a costa do Pacífico mexicano como furacão 4, deixando mais de 200 mortos. Os estados de Oaxaca e Guerrero foram os mais afetados.

Veja também

Newsletter