Bacalhau do Batata desfila pelas ladeiras do Sítio Histórico
Há 56 anos o bloco anima os foliões na manhã da quarta-feira de cinzas
O desfile do Bacalhau do Batata já é tradição na Quarta-feira de Cinzas. A tradicional troça reuniu os foliões mais resistentes nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda na manhã desta quarta-feira (14). O estandarte é feito com o bacalhau, tomates, cebolas, cenouras, coentro, pimentão, batatas, garrafa de pitu e vinagre. Antonio Lucena, 68 anos, realiza a confecção desde o início do bloco. “Essa tradição é muito importante para a gente”, disse.
Porta-estandarte desde que o bloco foi fundado, em 1962, Maria José Neves, afirma que descansa o Carnaval todo para se guardar para o dia do bacalhau. “Meu Carnaval oficial é a quarta-feira de cinzas”, afirma. Maria José tinha 9 anos quando começou a participar.
Leia também:
Bacalhau do Batata, receita de sucesso ainda mais colorida
[Fotos] Munguzá de Zuza Miranda e Thaís agita a quarta de cinzas
O garçom José Felipe, de 49 anos, participa da folia do Bacalhau há 35 anos. Ele conta que Batata é o apelido do também garçom Isaias Pereira que trabalhava durante todo o Carnaval e não tinha onde aproveitar a folia na quarta-feira de cinzas. "Depois daqui vamos para Os Irresposáveis e assim vai quarta-feira de cinzas", destaca.
