Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Barragem de Serro Azul abre comportas

Localizada no município pernambucano de Palmares, a Barragem de Serro Azul abriu as válvulas dispersoras para aumentar a capacidade de acúmulo

Barragem de Serro AzulBarragem de Serro Azul - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Com o objetivo de aumentar a capacidade de acúmulo da barragem de Serro Azul, localizada em Palmares, Mata Sul do Estado, as válvulas dispersoras foram abertas nesta sexta-feira. Atualmente, Serro Azul está com 44,6% de sua capacidade total, o que corresponde a 136 milhões de metros cúbicos.

Com a abertura das válvulas (em duas etapas, uma realizada ontem pela manhã e outra hoje) espera-se uma redução de 10 metros do nível da barragem com vistas para o período do Inverno. “Esse é um procedimento padrão e não traz risco à população. O rio Una deverá aumentar em 50 cm por conta dessa vazão, mas será dentro da cota de segurança. O que a Defesa Civil do município fez foi orientar os ribeirinhos a evitar realizar atividades muito próximas do rio”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Palmares, Amauri Silva.

Leia também:
Crea-PE avalia que barragem de Serro Azul não corre risco de rompimento
Ministério abre processo para investigar rompimento de barragem

Sobre o temor de moradores próximos à barragem, ele assegura que não há qualquer risco. “Em 2017, se não fosse a barragem, os danos com a chuva teriam sido bem maiores. Ela tem uma estrutura de contenção muito boa”, afirmou. Antes da execução do procedimento, foram realizados testes, monitoramento de controle nos equipamentos e diagnósticos feitos por uma equipe multidisciplinar com 26 técnicos.

Desde a última semana, a população está sendo avisada sobre a ação. Durante a operação, equipes da Defesa Civil estadual e do município de Palmares estão a postos para orientar a todos. Além disso, a elevação do nível do rio Una continuará sendo monitorada em tempo real pela Sala de Situação da Apac.

O procedimento está sendo realizado pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, com o apoio da Compesa. Segundo a Defesa Civil do município, está prevista a instalação, entre maio e junho, de sirenes no entorno da barragem, em caso de colapso. No entanto, a região não possui um plano de risco.

Veja também

Newsletter