BR do mar vai estimular a indústria naval brasileira, afirma ministro
Silvio Costa Filho diz ainda que o decreto estabelece que "quanto mais navios e embarcações dialoguem com agenda de sustentabilidade"
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que o decreto de regulamentação do programa BR do Mar permitirá a "priorização do Fundo da Marinha Mercante para estimular a indústria naval brasileira".
"Através desse decreto, queremos priorização do Fundo da Marinha Mercante para estimular a indústria naval brasileira", disse o ministro em entrevista coletiva após a cerimônia de assinatura do decreto nesta quarta-feira, 16. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria para participar no ato, mas cancelou a ida por causa de uma reunião com presidentes de bancos públicos.
Leia também
• Silvio Costa Filho assina decreto sobre 'BR do Mar' com incentivos para 'embarcações verdes'
• Abiec: Tarifa retém em portos ou em alto-mar 30 mil toneladas de carne destinadas aos EUA
• Mar neon? Entenda fenômeno que ocorreu em Santa Catarina
Costa Filho disse, ainda, que o decreto também estabelece que "quanto mais navios e embarcações dialoguem com agenda de sustentabilidade, mais incentivos ela terá para que possa estimular sua competitividade".
O ministro, no entanto, não deu detalhes sobre como o Fundo Marinha Mercante será utilizado para estimular a indústria naval ou sobre como as embarcações que "dialoguem com agenda de sustentabilidade" terão incentivos. O decreto já foi assinado pelo presidente Lula e será publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 17, segundo o ministro.

