Califórnia abre processo para bloquear tarifas de Trump
A ação alega que a Lei de Poderes Econômicos Emergenciais Internacionais, invocada pelo presidente como justificativa para impor as tarifas, não é aplicável
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou uma ação judicial do Estado para bloquear as tarifas do governo norte-americano de Donald Trump sobre importações, citando a "incerteza tóxica" que elas criaram.
A ação, movida no tribunal federal do norte da Califórnia, alega que a Lei de Poderes Econômicos Emergenciais Internacionais, invocada por Trump como justificativa para impor as tarifas, não é aplicável.
Newsom detalhou os impactos que as tarifas já tiveram na Califórnia, que é, por si só, a quinta maior economia do mundo e uma grande importadora de produtos de todo o globo. "Nenhum estado tem mais a perder", alertou ele.
Leia também
• Crises são parteiras. A inviabilidade Trump
• Em mais um embate com Trump, Justiça manda descongelar fundos para transição energética
• Trump assina decreto para priorizar soluções comerciais em contratos federais e cortar gastos
Em resposta, o porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, disse que "em vez de se concentrar na criminalidade desenfreada, na falta de moradia e na falta de acessibilidade econômica da Califórnia, Gavin Newsom está gastando seu tempo tentando bloquear os esforços históricos do presidente Trump para finalmente resolver a emergência nacional dos persistentes déficits comerciais de mercadorias do nosso país".
Como o maior estado manufatureiro e exportador agrícola do país, a economia da Califórnia é altamente dependente do comércio internacional. Amêndoas, pistaches e laticínios estão entre as maiores exportações do estado, enquanto peças de computador e eletrônicos são as maiores exportações.

