Chefes da Otan se reunirão para falar sobre a Ucrânia na 4ª feira
As conversas aceleraram consideravelmente após a cúpula de sexta-feira passada entre o presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca
Os chefes de Estado-Maior dos exércitos da Otan vão se reunir nesta quarta-feira por videoconferência para abordar o conflito na Ucrânia e o "avanço dos esforços diplomáticos", anunciou a aliança transatlântica nesta terça-feira (19).
"Moderarei uma reunião dos chefes de Estado-Maior da Defesa das 32 nações aliadas", indicou o almirante Giuseppe Cavo Dragone, que preside o Comitê Militar da Otan, na rede social X.
Os aliados de Kiev estão conduzindo importantes negociações para determinar que tipo de garantias de segurança podem oferecer à Ucrânia em caso de um acordo de paz com Moscou, com o objetivo de evitar novos ataques russos contra o país.
Leia também
• Ucrânia: Macron exclui compromisso da Otan em garantias e sugere exército mais forte
• Bolsas da Europa fecham em alta, com perspectivas para guerra na Ucrânia; setor de defesa cai
• Rússia alerta que qualquer acordo com Ucrânia deve garantir sua ''segurança''
As conversas aceleraram consideravelmente após a cúpula de sexta-feira passada entre o presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca.
Três dias depois, o magnata republicano se reuniu na Casa Branca com seu par ucraniano, Volodimir Zelensky, e um grupo de líderes europeus com o objetivo de reabrir as conversas para um acordo de paz entre as partes.

