Cremepe orienta profissionais sobre priorização de UTI e intubação de pacientes graves
Lives para esclarecer sobre o tema acontecem nas próximas quinta e sexta-feira (25 e 26)
Por causa do alto percentual de ocupação dos leitos públicos e privados registrados no Estado, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vem orientando os profissionais de saúde sobre o uso do Escore de Priorização de UTI e intubação de pacientes graves. O Conselho evidencia a Recomendação Nº 05/2020, que apresenta um fluxo de atendimento ao adulto com suspeita da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e disponibiliza a calculadora EUP-UTI.
“O Escore foi baseado em evidências científicas e construído com a participação de diversos médicos (das câmaras técnicas do Conselho de câmaras técnicas de medicina intensiva, intensiva, cuidados paliativos, oncologia, nefrologia e bioética), foi também aprovado por diversas instâncias do Conselho, trazendo para a assistência médica um respaldo técnico para a tomada de decisão”, explica a vice-corregedora Zilda Cavalcanti.
A recomendação trata sobre a utilização do Escore Unificado para Priorização (EUP-UTI) de acesso a leitos de terapia intensiva, assistência ventilatória e paliação, como meio de hierarquização da gravidade dos pacientes, na ausência absoluta de leitos suficientes para atender a demanda terapêutica, que deve ser comunicado à Central de Regulação de Leitos do Estado, juntamente com os dados clínicos e laboratoriais dos pacientes para priorização das transferências.
“Trazendo o cenário da pandemia existem algumas orientações de literatura médica de catástrofe sobre triagem. Então o que a gente está orientando é como realizar uma triagem de forma que ela seja ética, que não leve só em consideração a idade dos pacientes, mas que leve em consideração uma série de outros fatores como por exemplo, de como esse paciente era do ponto de vista funcional”, disse o médico intensivista, Marcos Gallindo.
De acordo com o intensivista, o objetivo é facilitar a decisão para quem está na ponta, identificar quem tem mais benefício de leitos e quem está na regulação decidir quem vai ocupar. “A ideia foi facilitar para quem está na regulação de leitos a decisão de qual paciente teria mais benefício de ir para uma UTI, e ele não seria a única coisa a ser levada em conta. Então, provavelmente a regulação iria levar em conta a prioridade, e em cima da prioridade usar o Escore para ver quem teria mais benefício ou não”, completou.
Leia também
• Mesmo com novos leitos de UTI para Covid-19, há mais doentes do que vagas em Pernambuco
• Saúde autoriza abertura de 631 leitos de UTI no DF e em 11 estados
• Pernambuco abre novos 21 leitos de UTI para pacientes com Covid-19
Ainda de acordo com o médico intensivista, Marcos Gallindo, o Escore leva em consideração o histórico do paciente de doenças prévias, status funcional, se é muito ativo ou pouco ativo, acamado, dependente ou não. Leva em consideração também as outras doenças, chamadas comorbidades, e qual é a gravidade atual.
A calculadora online é o protocolo transformado em algo prático, onde o médico vai preencher os dados do paciente e ao final receberá uma pontuação. Quanto menor a pontuação, menor será o risco do paciente vir a óbito, consequentemente a Central de Regulação poderá usar essa pontuação para decidir quem possui o maior benefício em ocupar o leito disponível. A Recomendação Cremepe Nº 05/2020 e a Calculadora do EUP-UTI estão disponíveis através do hotsite medicinapecovid19.com.br
Lives sobre uso do Escore
Diante do possível colapso do Sistema de Saúde do Estado causado pela COVID-19, o Cremepe promoverá, nas próximas quinta e sexta-feira (25 e 26) lives sobre o uso do Escore. As transmissões serão através do canal do Youtube e Facebook da autarquia, com início às 20h. Além dos profissionais da saúde, o público em geral pode acompanhar e entender como funciona a priorização.
O primeiro encontro trará a temática “Quando e como usar o Escore de Priorização do Cremepe”, com apresentações da geriatra, com atuação em medicina paliativa, Mirella Rebello; da cardiologista e intensivista, Renata Bezerra; do intensivista, Marcos Gallindo; e moderação do vice-presidente do Conselho, Maurício Matos.
Já na sexta-feira (26), o tema é “Intubação em sequência rápida e controle de via aérea em pacientes Covid-19”, que contará com apresentação do anestesiologista e conselheiro, Waston Vieira, e moderação do também conselheiro e médico intensivista, Everton Abreu.
Serviço:
Live: Quando e como usar o Escore de Priorização do Cremepe
Data: 25/03/2021
Horário: 20h
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=mkaU0_l35hY
Live: Intubação em sequência rápida e controle de via aérea em pacientes Covid-19
Data: 26/03/2021
Horário: 20h
Transmissão: https://www.youtube.com/user/Cremepe

