Desabamento de ponte na China após fortes chuvas mata 12 pessoas
País enfrenta verão de condições meteorológicas extremas, com incidentes de mortes e desaparecimentos
Chuvas torrenciais e uma repentina elevação do nível da água derrubaram uma ponte no norte da China, provocando a morte de 12 pessoas, informou neste sábado (20) a agência estatal de notícias Xinhua.
O incidente ocorreu na sexta-feira por volta das 20h40 (12h40 GMT) "devido a um forte aguaceiro e inundações repentinas" na cidade de Shangluo, situada na província de Shaanxi, cerca de 900 quilômetros a sudoeste de Pequim, relatou a mídia.
Socorristas procuram mais de 30 desaparecidos na tragédia.
Desde terça-feira, grandes áreas do norte e do centro da China têm sido afetadas por fortes precipitações que causaram inundações e danos materiais significativos.
Leia também
• Sobe para 16 o número de mortos em incêndio em centro comercial na China
• China suspende negociação nuclear com EUA por vendas de armas a Taiwan
• Incêndio em shopping na China deixa ao menos 6 mortos
A televisão estatal CCTV divulgou imagens da ponte destruída em Shangluo, com parte da estrutura caída no rio.
As operações de resgate continuavam na manhã de sábado, afirmou a agência Xinhua, que citando autoridades locais, informou que um total de cinco veículos caíram no rio.
Também na província de Shaanxi, as chuvas torrenciais causaram cinco mortes e deixaram oito desaparecidos na cidade de Baoji, com 3,2 milhões de habitantes, segundo um balanço divulgado na sexta-feira.
A China está enfrentando um verão de condições meteorológicas extremas. No norte, recordes locais de temperatura foram quebrados, enquanto o sul também foi afetado por fortes chuvas e inundações.
O aquecimento global, exacerbado pelas emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades humanas, torna esses fenômenos mais frequentes e intensos, afirmam os cientistas.
Em maio, o desabamento de uma rodovia no sul da China após um episódio de chuvas torrenciais causou a morte de 48 pessoas.