Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Grande Recife

Energia desviada por mais de 400 apartamentos de Olinda abasteceria 7,3 mil casas em 30 dias

Furto era feito por adulteração de equipamento, segundo a distribuidora

Equipes da Neoenergia passaram oito dias removendo as fraudesEquipes da Neoenergia passaram oito dias removendo as fraudes - Foto: Divulgação/Neoenergia Pernambuco

Uma operação da Neoenergia Pernambuco encerrada nesta quarta-feira (3) identificou desvio de energia em 418 apartamentos de dois residenciais, no bairro de Peixinhos, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com a distribuidora, o total de energia recuperada foi de 1.100.000 kWh, o suficiente para abastecer mais de 7,3 mil residências por 30 dias.

Os técnicos passaram oito dias em campo nos habitacionais Peixinhos I e II, localizados na rua Giriquiti. Os residenciais têm 540 apartamentos - ou seja, em 77% deles havia desvio de energia

O furto era feito por adulteração de equipamento. Segundo a Neoenergia, o núcleo de inteligência identificou um possível desvio ao analisar a quantidade de energia que atendia à localidade e o faturamento cobrado aos clientes. 

Na última semana, uma equipe da Neoenergia verificou a existência de um furto generalizado. Todas as ligações irregulares foram retiradas e o consumo das unidades passou a ser totalmente o medido.

“Este foi um dos maiores casos que identificamos nos últimos anos. Foram 418 apartamentos usando energia sem pagar pelo consumido”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

Furto de energia é crime
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. 

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, entre eles o teleatendimento (116), o WhatsApp (81 3217-6990) e o site oficial (www.neoenergiapernambuco.com.br) sem a necessidade de identificação.

Veja também

Newsletter