Ex-presidente de sindicato de policiais civis agride suspeito de roubo no Centro do Recife
Polícia informou que investiga o caso. Sinpol-PE diz que Cláudio Marinho não integra a entidade, mas lamentou o ocorrido
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) Cláudio Marinho agredindo um suspeito de roubo, no Centro do Recife.
Nas imagens, o comissário especial de polícia aparece gritando com o jovem e o agredindo com socos no rosto. Cláudio afirma que o jovem tentou roubar seu cordão de ouro.
A situação é acompanhanda por dezenas de pessoas que ficam em volta do suspeito e de Cláudio, que porta máscara de proteção contra a Covid-19 no pescoço. Muitos dos presentes aplaudem e comemoram a cena. O vídeo repercute desde a segunda-feira (3), mas não é possível precisar a data da gravação.
Leia também
• Dívida de agiotagem motivou homicídio em frente à estação de Metrô no Recife, diz polícia
• Adolescente denuncia ter sido vítima de estupro coletivo na orla de Jaboatão. Polícia investiga caso
• Polícia detalha investigação sobre morte de pernambucana
Por meio de nota enviada ao Portal Folha de Pernambuco, a Polícia Civil informou que Cláudio Marinho está aposentado desde novembro de 2014.
A corporação disse que, ao tomar conhecimento do fato, iniciou a apuração através da Delegacia do Rio Branco, no Recife, e "adotará as providências cabíveis".
O vídeo foi gravado nas proximidades do Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Cláudio Marinho bate no peito e diz que comprou a "corda" (em referência ao cordão de ouro que diz ter sido alvo da tentativa de roubo) com o "suor de trabalho".
"Se eu pegar aqui e levar para delegacia vai fazer TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência] e ele vai para casa. Eu vou dar uma lição nesse safado porque a Justiça não dá, a Polícia não dá e eu dou", diz Cláudio antes de desferir socos no rosto do jovem.
Depois que o suspeito cai no chão e chora, o policial aposentado continua as agressões: "Levante ou quer que eu levante você? Reaja agora, reaja, bata na minha cara", segue Cláudio após bater novamente no suspeito.
O Sinpol-PE afirmou, por meio de nota, que tomou conhecimento do vídeo e ressaltou que o ex-presidente não faz mais parte do quadro do sindicato, de forma que não há nenhum vínculo remanescente entre as partes.
"De toda forma, lamentamos a violência generalizada que acomete toda a sociedade pernambucana e a impossibilidade, por falta de valorização e condições de trabalho da Polícia Civil, de conseguirmos exercer melhor nossas atividades para conter, ou ao menos minimizar, a violência sofrida diariamente pelo cidadão pernambucano", informou o Sinpol-PE no comunicado oficial.
A reportagem tentou contato com Cláudio Marinho, mas não localizou o comissário para que ele preste esclarecimento sobre o ocorrido.

