Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ORIENTE MÉDIO

Exército de Israel admite 'fracasso total' no atentado de 7 de outubro e que subestimou o Hamas

Uma das conclusões mais contundentes da investigação é de que o Exército subdimensionou as capacidades do Hamas

Imagem divulgada pelo Exército de Israel em 1º de janeiro de 2024 mostra soldados israelenses operando na Faixa de GazaImagem divulgada pelo Exército de Israel em 1º de janeiro de 2024 mostra soldados israelenses operando na Faixa de Gaza - Foto: Exército de Israel/AFP

As Forças Armadas de Israel (FDI) apresentaram nesta quinta-feira as conclusões da investigação sobre as falhas de segurança que permitiram que o atentado terrorista de 7 de outubro de 2023, lançado pelo Hamas contra o sul do Estado judeu, ocorresse e alcançasse o nível de destruição constatado.

Os militares israelenses reconheceram que subestimaram as capacidades do Hamas, e classificaram a resposta imediata ao ataque como um "fracasso completo".

O material divulgado pelos militares destaca erros cometidos desde anos antes da invasão, nas horas anteriores a ela e no curso do massacre e sequestros.

— O 7 de Outubro foi um fracasso total, o Exército israelense não cumpriu a sua missão de proteger os civis — declarou um militar ouvido pela AFP em condição de anonimato, por ocasião da publicação das principais conclusões da investigação.

— Naquele dia, muitos civis morreram, perguntando-se [...] onde estava o Exército.

Uma das conclusões mais contundentes da investigação é de que o Exército subdimensionou as capacidades do Hamas e se guiou por informações incompletas, que fizeram as forças estarem despreparadas para uma ação do tamanho da que ocorreu — estima-se que cerca de 5 mil homens armados tenham cruzado a fronteira durante o ataque, matando 1,2 mil pessoas e sequestrando mais de 200.

O oficial ouvido pela agência francesa disse que o Exército não manteve "uma compreensão abrangente das capacidades" do Hamas, e que os militares estavam "excessivamente confiantes" dentro daquilo que tinham de informação.

 

Veja também

Newsletter