Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Grupo que recebia ordens de presidiários para prática de crimes é desarticulado em Jaboatão

A Operação Socorro cumpriu nove mandados de prisão, quatro deles contra pessoas que já estavam no sistema peninteciário

A Operação Socorro, deflagrada pela Polícia Civil, cumpriu nove mandados de prisãoA Operação Socorro, deflagrada pela Polícia Civil, cumpriu nove mandados de prisão - Foto: Rafael Furtado

Uma quadrilha acusada pelos crimes de tráfico de drogas, extorsão, comércio ilegal de armas de fogo e homicídio e que tinha como líderes duas pessoas que já estão dentro do sistema prisional, foi presa na Operação Socorro, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Civil. O grupo, que atuava nas comunidades do Socorro, Santana, Newton Carneiro e Vila Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), recebia ordens dos irmãos Genival José Roberto, conhecido como 'Val' e 'Negão' e Wanderley Roberto, vulgo 'Lela'. Foram cumpridos nove mandados de prisão - quatro deles contra membros que já estão presos. “De dentro do presídio eles vinham controlando o tráfico de drogas e a prática de homicídios em Jaboatão. Mesmo presos há um bom tempo, eles continuavam dando as ordens”, contou o delegado Felipe Costa, da 2ª Divisão de Homicídios Sul, em coletiva realizada nesta segunda-feira (20).

Temidos nas comunidades, os integrantes da quadrilha ostentavam a fama de matadores e incluiam entre as vítimas, mototaxistas e kombeiros da região. “As vítimas eram usuários de drogas, desafetos, pessoas que eram extorquidos por eles, a exemplo de mototaxistas e kombeiros e quaisquer pessoas que fossem de encontro às ordens que eram dadas pelo grupo”, explicou o delegado. Foram cumpridos mandados de prisão contra Philipe Rafael Narciso, conhecido como 'Filipe D'Água ou Menino D'Água'; Alex Henrique Clemente, conhecido como 'Touro'; Cezar Pimenta Ferreira, vulgo 'Minha Bença'; Genival José Roberto, o 'Val', este último estava foragido desde 2011 e mantinha um relacionamento com Ilma da Silva Régis, a 'Miminha', também presa na operação por participação no homicídio de um ex-companheiro. "Tinha contra ele sete mandados de prisão, sendo seis por homicídios, um deles um triplo homicídio. O sétimo mandado foi o da Operação Socorro, dessa vez por organização criminosa". Também foram expedidos mandados de prisão contra Ronaldo Caitano da Silva, vulgo 'Ronaldo' e José Salatiel Costa da Silva, vulgo 'Fala Mansa, além de Wanderley Roberto, conhecido como 'Lela' (irmão de Val) e Anderson Cordeiro Cintra, o 'Gordo', os líderes da organização, que davam ordens para a prática de crimes de dentro da prisão.

Leia também:
Operação mira quadrilha suspeita de homicídio e extorsão em Jaboatão
Policiais desarticulam quadrilha de estelionato em Boa Viagem

Durante a operação foram apreendidas
duas armas de fogo, doze munições, doze bananas de dinamite, 200 gramas de crack, 54 barras de maconha, 17 papelotes e um veículo.Os suspeitos foram presos pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, homicídio, comércio ilegal de arma de fogo e posse de artefato explosivo. "Ainda estamos investigando se esses explosivos eram repassados para outras pessoas que participavam de assaltos a bancos ou se os próprios membros da quadrilha, atuavam também nesse tipo de crime", completou o delegado.




.

Veja também

Newsletter