Guterres: China disse pela 1ª vez que reduzirá gases efeito estufa em todos os setores
Além da China, participaram o presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que o presidente da China, Xi Jinping, disse pela primeira vez que reduzirá a emissão de todos os gases de efeito estufa e em todos os setores econômicos, durante reunião da Cúpula Virtual sobre Ambição Climática. A reunião contou com 17 chefes de Estado. Além da China, participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Até então, a China não havia trazido grandes sinalizações sobre a contribuição nacionalmente determinada, conhecida pela sigla em inglês NDC, que trata dos compromissos de corte na emissão de gases de efeito estufa por cada país.
Leia também
• Boeing está preparada para revender jatos destinados à China a outros clientes, diz CEO
• Modelo de exportação da China prejudica 'o mundo inteiro', diz secretário do Tesouro dos EUA
• Ibovespa opera em alta firme com 'trégua' de Trump a tarifas contra a China
Guterres afirmou ainda que, no âmbito da COP30, os líderes mundiais precisam apresentar um "roteiro confiável" para mobilizar US$ 1,3 trilhão por ano para os países em desenvolvimento até 2035.
Além disso, os países desenvolvidos precisam honrar com a promessa de dobrar o financiamento da transição climática para pelo menos US$ 40 bilhões por ano até este ano de 2025.

