Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BOMBARDEIO

Hamas condena ataques de Israel contra Irã e fala em "unidade e esforços integrados"

O grupo também expressou solidariedade aos iranianos

 Fumaça subindo após um ataque israelense na província ocidental de Kermanshah, no Irã, em 13 de junho de 2025. Fumaça subindo após um ataque israelense na província ocidental de Kermanshah, no Irã, em 13 de junho de 2025. - Foto: UGC / AFP

O Hamas condenou o que chamou de "agressão generalizada" lançada por Israel contra o Irã. Segundo o grupo, essa ação é "uma escalada perigosa que ameaça desestabilizar a região" e reflete a "insistência do governo extremista de Benjamin Netanyahu em arrastar a região para confrontos abertos".

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o Hamas reforçou que "a entidade sionista Israel é o inimigo central da nação, e a luta contra ela é uma batalha de destino que exige unidade de fileiras e esforços integrados para proteger nossos povos de seus crimes e planos expansionistas".

O grupo também expressou solidariedade aos iranianos. O Hamas destaca que "hoje, o Irã está pagando o preço por sua firme posição de apoio à Palestina e à sua resistência, e por sua adesão à sua decisão nacional independente". Diante do que chama de "perigosa agressão", o grupo defende "uma postura unificada da nação".

Para o Hamas, os ataques de Israel contra o Irã são "uma violação flagrante das normas e convenções internacionais". O grupo reafirma "mais uma vez que o projeto sionista representa uma ameaça existencial para toda a região, não apenas para a Palestina". O comunicado ressalta que o alvo do ataque são "todos aqueles que se recusam a se submeter e insistem em apoiar as causas da nação, principalmente a causa palestina".
 

Veja também

Newsletter