Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Homens também podem ser vítimas de câncer de mama

Especialista alerta para a necessidade do autoexame também em pacientes masculinos, especialmente entre 50 e 70 anos

Mesmo raro, o câncer de mama em homens precisa de atenção. O principal sintoma é um nódulo endurecido atrás do mamilo e, mesmo representando menos de 1% dos casos da doença a cada ano, precisa de diagnóstico rápido. As principais vítimas masculinas são indivíduos entre 50 anos e 70 anos.

"Mesmo com o índice pequeno, para se ter uma ideia em cada 100 casos, existe pelo menos um homem com diagnóstico da doença, a prevenção é fundamental”, informa a médica radiologista do Lucilo Maranhão Diagnóstico, Dra Beatriz Maranhão.

Pela falta de conhecimento, a maioria dos casos só é detectado em estado avançado. “Muitas vezes quando é diagnosticado o problema, o câncer pode já ter chegado à metástase, com comprometimento linfonodal axilar. Acreditamos que esse diagnóstico tardio se reflete pelo preconceito. Muitos acreditam que examinar as mamas é coisa apenas de mulher, e termina faltando conscientização sobre a importância de investigar achados do exame físico”, afirma Dra Beatriz.

A médica ainda destaca a importância de se fazer o autoexame. “Ao fazer o autoexame é possível observar irregularidade na mama e suas proximidades. Encontrando, deve-se procurar imediatamente um médico especialista”, finaliza.

Causas do câncer de mama em homens - Alterações genéticas e hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou de hormônios, são as principais causas do aparecimento do câncer em homens.

Veja também

Newsletter