Israel fará pausa das 10h às 20h todos os dias para facilitar ajuda humanitária em Gaza
Autoridades afirmaram que estabelecerão corredores seguros para comboios de alimentos e medicamentos e realizarão lançamentos aéreos de suprimentos
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram uma pausa tática em suas ações na Faixa de Gaza para ampliar a entrada de ajuda humanitária no território.
A suspensão começa neste domingo, 17, das 10h às 20h e deve ocorrer diariamente, até nova orientação. A medida segue diretrizes do escalão político, segundo nota da IDF.
A interrupção começará nas áreas onde a IDF não está operando: Al-Mawasi, Deir al-Balah e Cidade de Gaza.
No sábado, 26, o Exército israelense já havia informado que lançamentos aéreos de ajuda humanitária começariam. Rotas seguras também estarão em vigor para a passagem de comboios da ONU das 6h às 23h.
Leia também
• Israel autoriza volta de lançamentos de ajuda em Gaza, onde crise por fome se agrava
• Soldados israelenses são vistos ao embarcar em barco de ativistas pró-palestinos com destino a Gaza
• Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas, aponta Palestina
Nos últimos dias, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, vem sendo criticado por outros líderes e por organizações devido aos relatos de fome na Faixa de Gaza e à dificuldade que os interessados em enviar ajuda humanitária ao território têm enfrentado.
A IDF, em comunicado, afirma que apoiará os esforços humanitários juntamente com as operações contra organizações terroristas. "A IDF esta preparada para expandir a escala desta atividade conforme necessário", concluiu o exército.

