Macron: Trump quer construir a paz entre a Rússia e a Ucrânia, assim como a Europa
Segundo o presidente francês, o presidente da Ucrânia foi eleito, é legítimo no cargo e defende a democracia em seu país
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer construir a paz entre a Rússia e a Ucrânia, assim como a Europa, em transmissão ao vivo realizada no X, antigo Twitter, nesta quinta-feira. No entanto, o líder francês expressou se sentir "inquieto" com as negociações entre o republicano e o presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo Macron, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi eleito, é legítimo no cargo e defende a democracia em seu país. A declaração acontece após Trump sugerir novas eleições na Ucrânia e classificar Zelensky como um "ditador".
Leia também
• Zelensky: Ucrânia está pronta para acordo forte e benéfico em segurança com Trump
• Ministro da Defesa britânico compara Zelensky a Churchill após críticas de Trump
• Macron afirma que França e aliados têm posição "unida" em relação à Ucrânia
O presidente francês disse ainda que a União Europeia (UE) deseja reforçar os setores de segurança e defesa, que a Europa precisa ter mais independência e autonomia e que não podem depender dos Estados Unidos. "Precisamos de uma Europa mais unida e forte", defendeu.

