Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Oriente Médio

Mais de 600 estrangeiros fogem do Irã para o Azerbaijão

As pessoas são transportadas até o Aeroporto Internacional de Baku, de onde viajam para seus países em voos internacionais

Pessoas chegam com suas bagagens antes da partida de um ônibus que vai evacuar portadores de passaportes estrangeiros Pessoas chegam com suas bagagens antes da partida de um ônibus que vai evacuar portadores de passaportes estrangeiros  - Foto: Menahem Kahana / AFP

Mais de 600 estrangeiros saíram do Irã e entraram no vizinho Azerbaijão desde que Israel começou a bombardear o país na sexta-feira da semana passada, informaram as autoridades do governo em Baku.

"Desde o início da escalada militar entre Israel e Irã, mais de 600 cidadãos de 17 países deixaram o Irã e entraram no Azerbaijão", afirmou uma fonte do governo à AFP.

A fonte acrescentou que "as pessoas são transportadas da fronteira até o Aeroporto Internacional de Baku, de onde viajam para seus países em voos internacionais".

Entre as pessoas que utilizaram a rota há cidadãos da Rússia, Alemanha, Espanha, Itália, Estados Unidos, Portugal, China, Vietnã e Emirados Árabes Unidos.

O Azerbaijão fechou suas fronteiras terrestres em 2020 devido à pandemia do coronavírus e, desde então, as manteve fechadas.

A fonte governamental destacou, no entanto, que "o Azerbaijão abriu temporariamente sua fronteira para aqueles que estão saindo do Irã, considerando as necessidades de evacuação".

O Turcomenistão, um dos países mais fechados do mundo, afirmou que permitiu o trânsito em seu território de 120 pessoas que deixaram o Irã, principalmente cidadãos de países da Ásia Central.

Veja também

Newsletter