Dom, 28 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Rio de Janeiro

'Mentor das Barricadas': polícia prende homem acusado de ser elo entre os ferros-velhos e o tráfico

Pelo menos 16 pessoas já foram presas. Polícia apreendeu com os alvos da ação 20 toneladas de cobres, computadores e carros, entre os quais uma caminhonete e uma BMW

Consulado dos EUA envia condolências a Segurança Pública do RioConsulado dos EUA envia condolências a Segurança Pública do Rio - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Entre os presos na operação policial realizada nesta terça-feira para combater as barreiras do tráfico nas comunidades dominadas pelo Comando Vermelho está o chamado "Mentor das Barricadas". Identificado pela polícia como Cosme Rogério Ferreira Dias, ele foi preso em casa, num condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste da cidade, em companhia de sua mulher. Os dois foram levados para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte.

Cosme é apontado pela polícia como o elo entre os ferros-velhos e o tráfico, além de fornecer materiais para construção e reforço de barricadas. Ao menos outras 15 pessoas já foram presas na operação destinada ao cumprimento de de 41 mandados de prisão e de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 217 milhões em bens e valores e interdição de oito ferros-velhos. As diligências acontecem no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais.

Oito ferros-velhos também estão entre os alvos da polícia. As investigações apontam que estes estabelecimentos são suspeitos de financiar e fornecer o material usado na construção das barreiras em comunidades dominadas pela facção criminosa. Segundo a polícia, Cosme se apresentava como empresário do ramo da reciclagem, mas as investigações mostraram que na verdade ele chefiaria o braço financeiro da organização, integrando operações de lavagem de dinheiro e dando apoio logístico para o tráfico.

Durante o operação, foram apreendidos ainda 20 toneladas de cobre, computadores e carros como caminhonetes e uma BMW, além de uma grande quantidade de dinheiro.

O trabalho conta com a participação de agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).

Veja também

Newsletter