Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Mobilização

Motoristas de transporte escolar realizam ato na Avenida Boa Viagem

A categoria está reivindicando direito ao auxílio emergencial, congelamento de parcelas e isenção de taxas do próximo ano, por causa da pandemia

Mobilização aconteceu na Avenida Boa ViagemMobilização aconteceu na Avenida Boa Viagem - Foto: Cortesia

Motoristas de transporte escolar realizaram, na manhã desta quarta-feira (30), um ato no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Sem trabalhar desde que as aulas foram suspensas por causa da pandemia, condutores pedem respaldo a nível estadual e federal para enfrentar crise gerada pela falta de demanda. 

Cerca de 200 motoristas estiveram no local. Segundo Augusto Noblat, presidente do Sindicato de Transporte Escolar de Pernambuco, o intuito da mobilização foi chamar a atenção da sociedade para a situação da categoria.

“Muitos de nós não tivemos direito ao auxílio emergencial do Governo Federal, nós queremos e precisamos dele. Também queremos uma linha de crédito como a do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), bem como congelamento dos parcelamentos. Tudo isso está sendo negociado por um grupo de representantes junto ao Ministério da Economia”, explicou.

Na escala estadual e municipal, o sindicato está reivindicando a isenção de taxas para o próximo ano. Até o momento, segundo Augusto, não houve posicionamento favorável em nenhuma das esferas. 



Os condutores começaram a chegar na Avenida Boa Viagem por volta das 4h30. Depois que cerca de 5h de ato, sem fechar a via, as vans seguem em carreata até o Pina, também na Zona Sul. De lá, parte segue pelas Avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira até a Delegacia de Boa Viagem, onde o ato é finalizado. 

De acordo com o sindicato, Pernambuco tem aproximadamente 2 mil motoristas de transporte escolar, sendo 1400 na Região Metropolitana do Recife. 

 

Veja também

Newsletter