Caracol-do-mar gigante pode salvar Grande Barreira de Coral da Austrália
Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (18) por autoridades australianas
Um caracol gigante que se alimenta de estrelas-do-mar pode ser usado para salvar a Grande Barreira de Coral - anunciaram autoridades australianas nesta segunda-feira (18), acrescentando que pretendem lançar um plano para o cultivo dessas espécies.
A barreira está ameaçada pelo branqueamento dos corais causado pela mudança climática, pelas atividades industriais, ou agrícolas, e também pela nociva e invasiva estrela-do-mar "coroa-de-espinhos" (Acanthaster planci). Podendo chegar a até um metro de diâmetro, esses gastrópodes se alimentam quase que exclusivamente de corais e expelem um veneno tóxico para o homem.
Leia também:
Corais da Grande Barreira da Austrália voltam a branquear
Peixe sem face é encontrado nas profundezas abissais da Austrália
Seu impacto na Grande Barreira é significativo, de acordo com um estudo de 2012. A pesquisa aponta que 42% do dano sofrido pelos corais nos últimos 27 anos se deve a essa praga.
Um estudo do Instituto Australiano de Ciências Marinhas (AIMS) mostrou que as estrelas-do-mar evitam as áreas do Pacífico onde vive o tritão-do-Pacífico (Charonia tritonis), um de seus predadores.
Grande Barreira de Coral
Incluída em 1981 no Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Grande Barreira se estende sobre uma superfície de 345.000 km2 ao longo da costa australiana e é maior conjunto de corais do mundo, com 3.000 tipos de recifes e centenas de ilhas tropicais.

