Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Mundo

Israel declara declarações críticas do chefe de operações humanitárias da ONU

Danny Danon chamou de "profundamente irresponsáveis" os comentários feitos nesta semana por Tom Fletcher

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de IsraelBenjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel - Foto: Menahem Kahana/AFP

O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, chamou nesta sexta-feira (16) de "profundamente irresponsáveis" os comentários feitos nesta semana pelo subsecretário-geral da ONU para Assistência Humanitária, Tom Fletcher, sobre a situação na Faixa de Gaza.

Na reunião do Conselho de Segurança da ONU na última terça-feira, Fletcher disse que Israel impõe "deliberada e descaradamente condições desumanas aos civis no território palestino ocupado".

Em carta a Fletcher, divulgada pela embaixada de Israel, Danon diz que se sentiu “profundamente transtornado” com o discurso. "O senhor teve a ousadia, como alto funcionário da ONU, de invocar diante do Conselho de Segurança a acusação de genocídio sem provas, mandato ou moderação. Foi uma declaração totalmente imprópria e irresponsável, que destruiu qualquer noção de neutralidade."

“Usar a palavra genocídio como arma contra Israel não é apenas uma ocorrência: é a profanação e subversão de um termo com força e peso único”, continuou Danon.

As relações difíceis de Israel com a ONU se deterioraram desde o ataque do movimento islâmico Hamas em 7 de outubro de 2023 e a explosão militar posterior de Israel contra o grupo na Faixa de Gaza.

Veja também

Newsletter