Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Mundo

Netanyahu diz ter indicado Trump para Nobel da Paz

Trump se apresentou como um "pacificador"

Presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpPresidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (7) que nomeou Donald Trump para o Nobel da Paz, e entregou ao presidente americano uma carta que enviou ao comitê desse prestigioso prêmio.

"Ele está forjando a paz enquanto falamos, em um país, em uma região após a outra", disse Netanyahu durante um jantar com Trump na Casa Branca.

O magnata republicano recebeu ao longo dos anos diversas indicações ao Nobel da Paz por parte de apoiadores e legisladores leais, e não esconde sua irritação por não ter ganhado o reconhecimento.

O governante americano se queixou do fato de o Comitê Norueguês do Nobel ter ignorado seu papel de mediador nos conflitos entre Índia e Paquistão, bem como entre Sérvia e Kosovo.

Também reivindicou o mérito de "manter a paz" entre Egito e Etiópia e de ter negociado os Acordos de Abraão, uma série de acordos destinados a normalizar as relações entre Israel e diversos países árabes.

Trump se apresentou como um "pacificador" durante a campanha eleitoral, que utilizaria suas habilidades de negociação para pôr fim rapidamente às guerras em Ucrânia e Gaza, embora ambos os conflitos persistam depois de mais de cinco meses de mandato.

Veja também

Newsletter