Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TECNOLOGIA

Nvidia chama o DeepSeek de ''excelente'' avanço em IA e rejeita preocupações

Declaração da empresa indica que a empresa acredita que a startup chinesa não violou as restrições dos EUA, que limitam o acesso a chips avançados americanos na criação de sua tecnologia

Sede da Nvidia, empresa responsável pela produção de microchipsSede da Nvidia, empresa responsável pela produção de microchips - Foto: Justin Sullivan/AFP

A Nvidia , maior fornecedora de chips usados para treinar software de inteligência artificial, afirmou que um novo modelo lançado pela startup chinesa DeepSeek é um “excelente avanço em IA” e está em conformidade com os controles de exportação de tecnologia dos EUA.

“O trabalho da DeepSeek ilustra como novos modelos podem ser criados” utilizando a técnica Test Time Scaling, disse a empresa em um comunicado enviado por e-mail, “aproveitando modelos amplamente disponíveis e recursos computacionais que estão totalmente em conformidade com os controles de exportação.”

A declaração da Nvidia indica que a empresa acredita que a startup chinesa não violou as restrições dos EUA, que limitam o acesso a chips avançados norte-americanos na criação de sua tecnologia. A maioria dos melhores produtos da Nvidia não pode ser vendida para empresas chinesas sem licenças de Washington — permissões que geralmente não são concedidas.

A declaração também parece descartar as suspeitas de alguns analistas e especialistas de que a startup chinesa não teria conseguido alcançar o avanço que afirmou ter feito.

Após mais que quintuplicar nos últimos dois anos, as ações da Nvidia despencaram nesta segunda-feira em um dos maiores movimentos de venda da história, devido à preocupação de que a oferta da DeepSeek reduza a necessidade do tipo caro de hardware que a empresa de chips dos EUA oferece.

No entanto, a declaração da Nvidia ressalta que a inferência, o trabalho de execução de modelos de IA, ainda exige muitos de seus produtos.

“A inferência requer um número significativo de GPUs Nvidia e redes de alto desempenho”, disse a empresa.

Veja também

Newsletter