Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
eletricidade

ONU preocupada com as "graves consequência" do corte de eletricidade e combustível em Gaza

Porta-voz disse que, como potência ocupante, Israel tem a obrigação legal de atender às necessidades da população do território que controla

Palestinos se reúnem em volta de uma fogueira para se aquecer em Jabalia, no norte da Faixa de GazaPalestinos se reúnem em volta de uma fogueira para se aquecer em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza - Foto: Omar Al-Qattaa / AFP

A ONU está preocupada com as "graves consequências" para a população civil em Gaza da interrupção da distribuição de eletricidade por Israel no território palestino, que já está privado de fornecimento de combustível há uma semana.

A decisão de Israel "é muito preocupante. Sem eletricidade e com o combustível bloqueado, as últimas usinas de dessalinização de água, centros de saúde e padarias em Gaza podem fechar, com consequências graves para os civis", disse um porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em um e-mail à AFP.

O porta-voz Seif Magango enfatizou que, como potência ocupante, Israel tem a obrigação legal de atender às necessidades da população do território que controla.

Além disso, bloquear o acesso à ajuda dessa forma "com o objetivo de pressionar uma parte de um conflito armado, impondo dificuldades a toda a população civil, levanta sérias preocupações sobre a noção de punição coletiva", diz Magango.

No domingo, Israel cortou o fornecimento de eletricidade para a Faixa de Gaza para aumentar a pressão sobre o Hamas, desconectando a única linha de energia que abastece uma usina de dessalinização de água.

Há mais de uma semana, também impede a entrada de qualquer ajuda humanitária no pequeno território palestino, onde mais de 2 milhões de pessoas vivem em condições precárias.

Uma delegação israelense era esperada em Doha nesta segunda-feira para negociações indiretas sobre a continuidade do frágil cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza.

Veja também

Newsletter