Papa Francisco faz primeira aparição pública em celebração no Vaticano após internação
Segundo o Vaticano, havia 20 mil peregrinos reunidos na Praça São Pedro
O papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo (6), ao saudar fiéis que participavam da missa do Jubileu dos Enfermos, na Praça São Pedro, no Vaticano. O religioso ficou hospitalizado por 38 dias por causa de uma grave pneumonia.
Ao fim da celebração dominical, o pontífice fez uma aparição surpresa. De cadeira de rodas e usando uma cânula debaixo do nariz, ele acenou brevemente para os fieis. Segundo o Vaticano, havia 20 mil peregrinos reunidos na Praça São Pedro.
O papa acompanhou a missa pela televisão, de acordo com o arcebispo Fisichella, que presidiu a celebração. Fisichella leu durante a cerimônia uma homilia preparada por Francisco, na qual ele disse que Deus não nos deixa sozinhos durante momentos de doença.
Leia também
• Casa Branca avalia alívio a agricultores; parlamentares alertam sobre consequências de tarifaço
• Milhares vão às ruas nos EUA contra Donald Trump
• Espanhóis protestam contra crescente crise imobiliária em mais de 30 cidades
"Na doença, Deus não nos deixa sozinhos e, se nos abandonarmos a Ele, precisamente onde as nossas forças falham, podemos experimentar a consolação da sua presença", escreveu o papa na homilia.
Na homilia, o papa também compartilhou com os fiéis sobre como foi se sentir frágil e dependente dos outros no período em que ficou doente.
"Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, estou a partilhar muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio", escreveu.
"Nem sempre é fácil, mas é uma escola na qual aprendemos todos os dias a amar e a deixarmo-nos amar, sem exigir nem recusar, sem lamentar nem desesperar, agradecidos a Deus e aos irmãos pelo bem que recebemos, abertos e confiantes no que ainda está para vir", continuou.
Ao final da missa, foi lida uma mensagem de agradecimento de Francisco. O papa "agradeceu do fundo do coração as orações dirigidas a Deus pela sua saúde".












