Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Educação

Pernambuco abre inscrições de supletivo para conclusão de Ensinos Fundamental e Médio; veja edital

As inscrições, que seguem até 30 de junho, devem ser feitas exclusivamente pela internet

Aulas presenciais na rede estadualAulas presenciais na rede estadual - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Interessados em concluir os Ensinos Fundamental e Médio podem se inscrever, a partir desta quarta-feira (12), no Exame Supletivo 2021 ofertado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

As inscrições, que seguem até 30 de junho, devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da secretaria.

O participante que não tiver acesso à internet poderá utilizar os computadores das escolas públicas estaduais, mediante consulta prévia e autorização do gestor da escola.  



Pode participar do exame o candidato que tenha 15 anos completos (Ensino Fundamental) e 18 anos completos (Ensino Médio) no dia do certame. 

A prova também será aplicada para as pessoas privadas de liberdade nas cadeias públicas e unidades para adolescentes infratores.

Inscrição
Os interessados em participar do supletivo deverão efetuar a inscrição preenchendo todos os campos do formulário online, indicando o nível de ensino, os componentes curriculares de sua opção e o local de realização da prova, conforme o estabelecido no edital. 

Para ter acesso ao local de prova, o participante deverá acessar/imprimir o cartão de inscrição disponível no site da Secretaria de Educação, a partir de 6 de outubro. 

É importante destacar que, no ato da inscrição, o candidato precisa estar munido do documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF. 

Provas
Os inscritos no Nível Fundamental se submeterão às provas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e língua estrangeira moderna (Inglês ou Espanhol). 

Já os inscritos no Nível Médio passarão por provas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Filosofia, Arte, Sociologia e língua estrangeira moderna (Inglês ou Espanhol). 

O candidato deverá atingir, no mínimo, média 6,0 em cada disciplina.

Estudantes com deficiência visual poderão solicitar prova em Braille, fiscal ledor ou prova ampliada. Deficientes auditivos podem solicitar intérpretes e deficientes físicos, se houver necessidade, devem requerer atendimento especial. 

O participante em regime carcerário ou em cadeia pública realizará a prova na própria Unidade Prisional, não sendo necessário acessar o cartão de inscrição. 

Cronograma
A aplicação das provas acontece no dia 7 de novembro, para candidatos em geral, e no dia seguinte, 8 de novembro, para candidatos privados de liberdade nas unidades prisionais ou cadeias públicas. 

Os gabaritos serão divulgados no dia 23 de novembro. O resultado final do Exame Supletivo 2021 será divulgado no site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) até o dia 27 de dezembro.

“O nosso principal objetivo é oportunizar às pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir sua etapa de ensino na idade certa. Eles poderão fazer esse exame de suplência com todo conhecimento adquirido ao longo da vida e serão certificados nessas etapas, sendo no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio”, observou o gerente da Gerência da Gerência de Monitoramento de Avaliação e Políticas Educacionais (GAMPE), Dionísio Júnior. 

“O que caracteriza como grande marca para esse exame de suplência é o cunho social, porque a maioria das pessoas que buscam o Exame Supletivo é de classe social menos favorecida e que precisaram, sobretudo, parar de estudar para trabalhar ou ajudar seus familiares, e agora eles terão essa oportunidade de conseguir essa diplomação que vai garantir a continuidade dos seus estudos ou conquistar um novo emprego”, acrescentou.  

Para outras informações ligar para (81) 3183-8375 / 3183-8382/ 3183-8392.

Veja o edital na íntegra:

Veja também

Newsletter