Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Pernambuco

Prédio pega fogo na rua da Imperatriz, no Recife, na manhã desta terça

A edificação está desativada; não houve vítimas

Prédio pegou fogo na manhã desta terça, no cruzamento da rua da Imperatriz com a Sete de SetembroPrédio pegou fogo na manhã desta terça, no cruzamento da rua da Imperatriz com a Sete de Setembro - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Um prédio pegou fogo, na manhã desta terça-feira (7), no cruzamento da rua Imperatriz com a rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. A parte afetada da edificação está abandonada. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local por volta das 2h46 para conter as chamas no primeiro andar da construção e finalizou o rescaldo no final da manhã.

Leia também:
Sabesp perfura duto de gás e causa incêndio com ferido no centro de SP
Incêndio em avião de passageiros na Rússia deixa 41 mortos; veja vídeo
Morre no HR idosa queimada em incêndio em Caruaru

De acordo com a corporação, seis viaturas foram enviadas até o local para combater o fogo, entre elas uma viatura de auto bomba tanque, auto tanque, auto resgate, e auto comando de operações. Não houve vítimas. 

O Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) fizeram uma vistoria ao redor do prédio atingido pelo incêndio. Segundo informações inciais, a Celpe desativou a luz no quarteirão para avaliar o estado do prédio. A Defesa Civil vistoriou os danos causados e interditou duas lojas próximas.

O cheiro da fumaça do incêndio chegou a ser sentido nos arredores da construção e pelas vias próximas às ruas, como a avenida Conde da Boa Vista e rua do Hospício. Na cena do incêndio, pôde ver como consequência do incêndio são fios caídos, galhos de árvore no chão, uma grande quantidade de vidro espalhado nas duas ruas, além da fumaça. Na rua da Imperatriz é perceptível que outros prédios se encontram em estado de abandono. Janelas quebradas ou tapadas com madeira velha fazem parte do cenário em que se encontra parte dos prédios no Centro do Recife. 

O secretário executivo de Defesa Civil no Recife, Cássio Sinomar, explicou que o incêndio atingiu apenas uma parte do primeiro andar do prédio, que possui três pavimentos no total. "Com o trabalho dos bombeiros, não houve expansão nem para a parte final do primeiro andar, e nem para os outros andares".

De acordo com o secretário, os materiais que ocupavam o prédio eram inflamáveis. "A gente teve a oportunidade de subir e observar que lá, a carga do incêndio é grande. Tem muito papel, muita documentação, muito armário, sofá - vários materiais combustíveis que poderiam ter causado uma tragédia bem maior", afirma.

Ainda segundo Sinomar, aparentemente o prédio não apresenta risco de desabamento. Mas uma avaliação mais cautelosa será feita pela equipe da Defesa Civil, no intuito de certificar se o prédio de fato tem condições de ser liberado.

Luciana Carneiro, 38, dona de uma loja situada no térreo do prédio atingido, conta que não é a primeira vez que o prédio incendia, deixando os comerciantes desamparados. "Está todo mundo muito triste porque a gente vem se preparado para o mês das mães, a loja está cheia de mercadoria e não estão nos deixando entrar pra ver o que foi danificado", lamentou. 

A comerciante afirma que entrou em contato com a Defesa Civil nessa segunda-feira (6) para alertar sobre a quantidade de papelão que tinha no prédio e do risco que isso poderia trazer para os comerciantes e população. No entanto, não obteve resposta. Ela disse que, dentre os comerciantes que trabalham no térreo do prédio, é a única que possui seguro. Luciana também citou que os proprietários do prédio foram alertados sobre o incêndio, mas não estiveram no local até o momento. 

Veja também

Newsletter