Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
palestinos

PMA diz que "esgotou todos os estoques de alimentos" para famílias em Gaza

Israel bloqueia desde 2 de março a entrada de ajuda humanitária no território palestino

Crianças fazem fila com panelas para receber refeições beneficentes de uma cozinha em Beit Lahia, no norte da Faixa de GazaCrianças fazem fila com panelas para receber refeições beneficentes de uma cozinha em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza - Foto: Bashar Taleb / AFP

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU advertiu nesta sexta-feira (25) que esgotou todas as suas reservas de alimentos em Gaza, assolada pela guerra, onde Israel bloqueia a entrada de toda ajuda humanitária desde 2 de março.

"Hoje, o PMA entregou as últimas reservas de alimentos e comidas quentes que lhe restavam nos refeitórios da Faixa de Gaza. Se espera que esses refeitórios fiquem sem alimentos nos próximos dias", declarou o PMA em um comunicado.

Em guerra desde outubro de 2023 contra o Hamas na Faixa de Gaza, Israel bloqueia desde 2 de março a entrada de ajuda humanitária no território palestino, acusando o movimento islamista de desviar a ajuda, o que desmente.

"Esse é o fechamento mais longo" já registrado na Faixa de Gaza, disse o PMA.

Após mais de 18 meses de combates devastadores, a ONU adverte sobre uma situação humanitária catastrófica para os 2,4 milhões de habitantes do território.

"Há semanas as cozinhas que servem comidas quentes são a única fonte constante de ajuda alimentar para a população de Gaza", disse o PMA.

E "ainda que só cubram a metade da população e apenas 24% das necessidades alimentares diárias, foram um apoio vital essencial", acrescentou.

Segundo esta agência da ONU, as 25 padarias que apoiova em Gaza se viram obrigadas a fechar em 31 de março por falta de farinha de trigo e óleo de cozinha.

Segundo o PMA, mais de 116.000 toneladas de ajuda alimentar, "suficiente para alimentar um milhão de pessoas durante quatro meses", estão armazenadas próximo aos corredores humanitários, à espera de entrar no território.

Veja também

Newsletter