Dom, 14 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Visita à Redação

Presidente do Imip destaca atuação durante a pandemia e planos para 2022

Silvia Rissin visitou a redação da Folha de Pernambuco

A presidente do Imip, Silvia Rissin (centro), e a presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip, Elizabeth Veiga, visitaram a Folha de PernambucoA presidente do Imip, Silvia Rissin (centro), e a presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip, Elizabeth Veiga, visitaram a Folha de Pernambuco - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Silvia Rissin, e a presidente da Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip, Elizabeth Veiga, realizaram, ontem, uma visita de cortesia à Folha de Pernambuco. Elas foram recebidas pelo diretor executivo do jornal, Paulo Pugliesi.
 
Durante o encontro, Silvia destacou a importância da Folha para a atuação e a divulgação das ações desenvolvidas pela instituição. “O apoio às campanhas é fundamental. Você ter o apoio do jornal é muito importante. E eu desejo que a Folha continue crescendo como vem crescendo”, disse.

A presidente ressaltou, ainda, os desafios enfrentados pelo Imip durante a pandemia. “Nós, com muita dificuldade, conseguimos superar os momentos mais difíceis da pandemia. Foi um aprendizado constante porque pouca gente sabia informar o muito que a gente precisava saber. Nós fomos fazendo e aprendendo porque a pandemia era nova para todo mundo.”
 
Como reforçou a presidente, a instituição foi uma das referências diante do novo coronavírus. “O Imip foi considerado referência pela Secretaria de Saúde para algumas categorias, como gestantes e crianças. Além disso, o Imip colaborou também com os exames para detectar se as pessoas estavam com Covid ou não”, frisou.

Apesar da diminuição dos casos da doença, as precauções no Instituto permanecem. “Estamos tendo ainda todos os cuidados de isolamento. Pessoas de mais idade, de 70 anos ou acima de 65 anos, que podem ficar em casa, nós estamos mantendo. E continuamos a fazer os exames, porque a qualquer ameaça de Covid, o nosso funcionário é imediatamente testado, afastado e fica de quarentena”, comentou Silvia.
 
Para 2022 os planos já estão desenhados. O principal projeto é iniciar a construção de uma usina de energia solar, com o objetivo de reduzir os custos com eletricidade, que hoje chega próximo a R$ 800 mil por mês.

“O custo de energia é um dos itens mais pesados do nosso orçamento. Não vamos ter o retorno com um ano não, mas temos que dar o primeiro passo para uma longa caminhada”, explicou. 
 
Aliado a isso estará a continuidade dos serviços no ambiente para radioterapia, que foi inaugurado em agosto, após a doação do equipamento específico pelo Ministério da Saúde. “Estamos em fase de expansão de atendimento. A radioterapia do Imip só absorvia 90 pacientes por mês e, agora, pode receber mais 90. Então, duplicamos a capacidade”, detalhou Silvia.

“É isso, nós estamos aprendendo e fazendo no nosso dia a dia, esperando que 2022 seja mais leve, mais tranquilo”, completou.

Veja também

Newsletter