Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
colágeno

Quais são os alimentos que fornecem mais colágeno? Conheça

Adicionar essas comidas ao seu cardápio é o segredo para uma pele firme e articulações fortes

Azeite, nozes, abacates, são alguns dos alimentos que aumentam naturalmente a ação do GLP-1 Azeite, nozes, abacates, são alguns dos alimentos que aumentam naturalmente a ação do GLP-1  - Foto: Freepik

Além de ser uma tendência de beleza, o consumo de colágeno é essencial para manter a saúde da pele, das articulações e de outros tecidos. Com o passar dos anos, a produção natural de colágeno pelo nosso corpo diminui, o que pode levar a mudanças visíveis no organismo.

Canetas emagrecedoras: com 6 milhões de vendas em 1 ano, explode o descarte irregular; veja as regras de como devem ser jogadas fora

Erro fatal: médico esquece de colocar vírgula na receita e menino de 2 anos morre de overdose

No entanto, em vez de recorrer a suplementos ou procedimentos cosméticos, uma alimentação adequada pode ajudar a estimular sua formação.

De acordo com um artigo da Cleveland Clinic, o colágeno é uma proteína presente nos músculos, ossos, tendões, ligamentos, órgãos, vasos sanguíneos, pele, revestimento intestinal, cabelo e praticamente todos os tecidos conjuntivos do corpo.

Sendo a proteína mais abundante no corpo, sua estrutura fibrosa permite a formação de tecido conjuntivo. E embora o corpo a produza naturalmente, sua síntese diminui com a idade e também é afetada por fatores como exposição solar, tabagismo, consumo excessivo de álcool, falta de sono e falta de atividade física.

O mesmo artigo destaca que a deficiência de colágeno se manifesta visual e fisicamente com sintomas como:

Rugas e pele com aspecto de papel.

Tendões e ligamentos rígidos ou inflexíveis.

Perda de massa muscular e fraqueza.

Dor nas articulações ou osteoartrite devido ao desgaste da cartilagem.

Problemas gastrointestinais associados ao afinamento da mucosa do trato digestivo.

Pessoas que começam a notar essas mudanças frequentemente recorrem a suplementos ou procedimentos estéticos. No entanto, a alimentação é o primeiro passo para promover a produção de colágeno.

De acordo com o site de saúde The Nutrition Source, da Universidade de Harvard, o colágeno é encontrado principalmente em alimentos de origem animal, como carne e peixe, devido ao seu conteúdo de tecido conjuntivo.

Alimentos ricos em proteína
Alimentos ricos em proteínas também promovem a produção de colágeno, de acordo com informações da Cleveland Clinic. As melhores opções são:

Carne de boi: rica em colágeno tipo I e tipo III, os quais contribuem para a firmeza da pele e para a estrutura dos músculos e ossos.

Frango: fornece colágeno tipo II, associado à saúde da cartilagem e das articulações, sendo útil para pessoas com desgaste articular.

Frutos do mar: o colágeno marinho, principalmente do tipo I, promove a elasticidade da pele e a reparação de ossos e tendões.

Ovos: as claras são ricas em prolina, um aminoácido essencial para a formação de colágeno.

Produtos lácteos (leite, queijo e iogurte): fornecem proteínas e aminoácidos que o corpo utiliza para sintetizar colágeno.

Caldo de ossos
Considerado essencial para promover a síntese de colágeno, o caldo de ossos é rico em tecido conjuntivo. Quando ossos e cartilagens de carne bovina, frango ou peixe são cozidos lentamente, o colágeno se decompõe e se transforma em gelatina, resultando em um caldo nutritivo que pode ser consumido puro ou adicionado a sopas e ensopados.

Alimentos com vitamina C
A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, portanto, incluir esses alimentos na sua alimentação beneficia esse processo. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas como laranjas, toranjas, limões e tangerinas, assim como em pimentões vermelhos e verdes, tomates e vegetais folhosos verde-escuros, como brócolis, couve, couve-de-bruxelas e espinafre.

Alimentos com zinco
Da mesma forma, o zinco desempenha um papel na reparação dos tecidos e na ativação de enzimas que produzem colágeno. Ele está presente em:

Ostras e mariscos.

Carne vermelha e frango.

Feijões e grão-de-bico.

Sementes de abóbora, sementes de gergelim e nozes, como amêndoas ou nozes.

Se sua dieta for balanceada e fornecer proteína, vitamina C e zinco em quantidade suficiente, seu corpo provavelmente terá o necessário para produzir colágeno. Como apontam diversas instituições de saúde, uma dieta balanceada é suficiente para manter a pele, os músculos e as articulações funcionando corretamente.

Veja também

Newsletter