Vacinação contra a Covid-19 avança no sistema socioeducativo em Pernambuco
Foi ampliado o número de beneficiados com o imunizante contra a Covid-19
Nesta quinta-feira (10), a aplicação de doses começa a ser feita em Caruaru, no Agreste, em benefício de servidores das três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) situadas no município. São elas: o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), o Centro de Internação Provisória (Cenip) e a Casa de Semiliberdade (Casem).
A ampliação marca a sequência do avanço da vacinação contra a Covid-19 no sistema socioeducativo de Pernambuco. Já nesta sexta (11), dará inicio a quem trabalha no Case Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e espera-se que a imunização aconteça até a semana que vem, atendendo os funcionários de todos os plantões
Leia também
• Mais 150.750 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz chegam a Pernambuco
• Recife abre agendamento para vacinação contra a Covid-19 de pessoas a partir de 43 anos
• Com 6.487 novos casos da Covid-19 registrados em 24h, Pernambuco bate mais um triste recorde
A vacinação já vem ocorrendo desde a semana passada em outros municípios do Interior, como em Garanhuns, no Agreste, e em Timbaúba, na Mata Norte. Nesses locais, o acesso ao imunizante é feito através de agendamento em sites e aplicativos das prefeituras, como acontece com o público em geral, e não dentro das unidades da Funase. A aplicação das doses acontece conforme a disponibilidade. Para funcionários das três unidades socioeducativas de Petrolina, a expectativa é de que a vacinação ocorra nos próximos dias, pois até esta sexta-feira é esperado um lote específico para essa finalidade.
A aplicação de doses em Arcoverde, no Sertão, ocorreu na quarta-feira (9), na quadra esportiva da unidade da Funase, contando com articulação do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde. Erivelton Gomes, agente socioeducativo, foi um dos que foram vacinados contra a Covid-19. “Hoje é um dia histórico para o sistema socioeducativo de Pernambuco e em Arcoverde. Esperamos muito por este momento, que é marcante para mim e para todos os meus companheiros de trabalho”, declarou.
GRANDE RECIFE
Com o intuito de assegurar a aplicação das doses na Região Metropolitana, a Funase também tem se movimentado junto ao Programa Nacional de Imunização em Pernambuco (PNI-PE). A fundação possui vínculo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Para quem trabalha em Recife, é possível ir a um posto de vacinação na Avenida Abdias de Carvalho, exclusivo para servidores do sistema socioeducativo nas instalações da instituição.
Após articulação com a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, a imunização no município ocorreu dentro das duas unidades da Funase, alcançando mais de 150 pessoas, inclusive jovens privados de liberdade maiores de 18 anos, de acordo com a definição dos grupos prioritários do PNI.

