Seg, 29 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CONFLITO

"Sob ordens de Trump, conduzimos ataques precisos no Irã", diz secretário de Defesa dos EUA

Pete Hegseth afirmou que objetivo dos ataques foi destruir ou degradar severamente o programa nuclear iraniano

Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, durante discurso em Cingapura Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, durante discurso em Cingapura  - Foto: AFP

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que os Estados Unidos conduziram ataques "precisos" às instalações nucleares do Irã na noite deste sábado. O objetivo foi destruir ou degradar severamente o programa nuclear iraniano, conforme ele.

"Foi um sucesso incrível e avassalador", avaliou Hegseth, em coletiva de imprensa, neste domingo.

Ele afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, sempre disse que o Irã não poderia ter armas nucleares. Os americanos atacaram as três principais instalações nucleares iranianas, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan.
 

"A operação planejada pelo presidente Trump foi ousada e brilhante, mostrando ao mundo que a dissuasão americana está de volta. Quando o presidente fala, o mundo deve ouvir, e as forças armadas dos EUA podem respaldar isso", disse Hegseth.

O secretário destacou que instalações nucleares do Irã foram atingidas sem vazamentos de informações nos ataques de ontem, e disse que os objetivos nucleares foram destruídos.

Segundo Hegseth, os americanos "não querem uma guerra", mas o Irã será "muito inteligente" se ouvir as palavras de Trump. Ele afirmou ainda que todos os americanos envolvidos nesta operação trabalharam "perfeitamente".

Veja também

Newsletter