Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
NATUREZA

Terremoto de magnitude 6,2 atinge costa de Istambul; veja vídeos

Tremor foi sentido por toda a cidade, balançou prédios e provocou evacuações

Milhares de pessoas saíram às ruas dominadas pelo pânico após o terremotoMilhares de pessoas saíram às ruas dominadas pelo pânico após o terremoto - Foto: Kemal Aslan/AFP

Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu a região de Istambul, na Turquia, por volta das 12h49 (horário local) desta quarta-feira (23), segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor, registrado a cerca de 21 km de profundidade, provocou correria nas ruas e levou muitos moradores a deixarem prédios às pressas.

De acordo com a agência Reuters, o abalo sísmico foi sentido com intensidade em diversos bairros de Istambul, uma das cidades mais populosas da Europa, localizada em uma zona de alta atividade sísmica. A cidade estremeceu por vários segundos e vídeos nas redes sociais mostram o momento em que objetos caem de prateleiras e moradores se assustam com o tremor.
 


A Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD) confirmou que o epicentro foi na região de Silivri, a cerca de 80 km a oeste de Istambul. Apesar do susto, o ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloğlu, afirmou que não foram detectados danos em rodovias, aeroportos, trens ou estações de metrô, após inspeções preliminares.

Em pronunciamento divulgado na rede social X, o ministro do Interior da Turquia destacou que todas as equipes de emergência já estão mobilizadas para vistoriar áreas afetadas. A AFAD também alertou a população para evitar entrar em prédios que apresentem sinais de danos estruturais, como rachaduras ou risco de desabamento.

Segundo o jornal argentino La Nación, o tremor ocorreu durante um feriado nacional na Turquia, o que reduziu a circulação de pessoas em escritórios e escolas. Ainda assim, ao menos uma pessoa ficou ferida ao tentar pular de uma sacada durante o momento de pânico, informou a emissora local TGRT.

O terremoto principal foi seguido por ao menos três tremores secundários — dois deles com magnitude de 5,0 e um de 4,5 — de acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC). A profundidade do tremor principal foi estimada em cerca de 10 km pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ). As autoridades seguem em alerta para novos abalos.

Veja também

Newsletter