Tiroteio perto de escola deixa feridos e assusta estudantes no Recife
Tiros começaram bem próximo a um colégio. Van que estava com alunos foi atingida pelo veículo dos criminosos durante perseguição
Um novo episódio de violência assustou os recifenses na manhã desta segunda-feira (18). Desta vez, o fato ocorreu próximo a uma escola do bairro do Barro, na Zona Oeste do Recife, deixando crianças em meio a troca de tiros. Dois criminosos ficaram feridos e uma dona de casa acabou atingida por uma bala perdida em ônibus.
Estudantes do Colégio Imaculada Conceição tiveram momentos de pânico quando duas vans escolares que estavam estacionadas, sendo uma delas com alunos que seriam levados para casa, foram atingidas por bandidos em perseguição com a polícia. Não há registro de feridos entre os alunos. Alguns funcionários do local informaram que escutaram um forte tiroteio por volta das 11h15 e depois começou a correria na escola.
A unidade foi fechada às pressas para evitar que a confusão acabasse dentro do prédio. "Todos entraram. Ainda bem que eu e meus passageiros estávamos dentro do colégio. Mas no caso do outro motorista não foi assim, tinha criança dentro da van. É preciso que o prefeito e o governador tomem medidas urgentes. Isso não pode ficar assim", desabafou o motorista Hércules Espíndola.
Três homens teriam assaltado um militar reformado na avenida São Paulo e estavam levando o veículo dele quando se depararam com uma viatura da polícia que escoltava um carro do sistema prisional. O trio se assustou e começou a atirar contra os militares que revidaram e saíram em perseguição. O cerco só acabou na rua do colégio, após o acidente.
Veja abaixo vídeo com relato Hércules Espíndola, motorista de uma das vans atingidas. O motorista da van, que levava crianças de 5 a 9 anos, também falou com a reportagem. A Folha ainda entrevistou o policial militar reformado.
No percurso da violência uma pessoa foi atingida por uma bala perdida. Jandiceira Dias da Silva, 45 anos, estava em um ônibus da linha Totó/Boa viagem e, no momento do tiroteio, sentiu as costas molhadas. De acordo com a filha dela, Nathalia Matias, 28, a bala ficou alojada nas costas da dona de casa e há possibilidade de ela passar por uma cirurgia. Jandiceira foi socorrida pelo próprio motorista do ônibus para o Pan de Areias e, em seguida, transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital.
Os suspeitos, Klebcion Porfirio Camilo, 31, e Marcos Antônio Barbosa, 28, foram baleados e socorridos para o Hospital Otávio de Freitas (HOF), em Tejipió, Zona Oeste do Recife. Após os primeiros atendimentos, Klebcion também foi transferido para o HR onde foi submetido a cirurgia.
Relatos extraoficiais são que de um dos homens feridos estava no assalto flagrado por câmeras de segurança na rua da Escola Fazer Crescer, no Rosarinho, também nesta segunda (18). O carro roubado desta vítima foi encontrado nas imediações onde o policial reformado foi abordado.
Leia também
Condutores de vans escolares relatam momentos de aflição em tiroteio
[Vídeo] Mulher tem carro levado por assaltantes no Rosarinho
Polícia investiga câmeras instaladas no acesso à Entra Apulso

