Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
EUA

Trump diz estar aberto à negociações sobre as tarifas que vai impor na próxima semana

No entanto, afirmou não esperar acordos antes do anúncio. Ele disse ainda que as taxas sobre medicamentos serão divulgadas 'em breve'

O presidente dos EUA, Donald Trump - A expectativa é que o presidente revele seu programa de tarifas recíprocasO presidente dos EUA, Donald Trump - A expectativa é que o presidente revele seu programa de tarifas recíprocas - Foto: Annabelle Gordon / AFP

O presidente Donald Trump disse que estava aberto a negociações que reduziriam as tarifas que ele planeja implementar sobre os países na próxima semana, mas que não esperava acordos antes de seu anúncio em 2 de abril.

“Eu certamente estou aberto a isso, se pudermos fazer algo, podemos conseguir algo em troca”, disse Trump aos repórteres a bordo do Air Force One.

Mas Trump alertou que qualquer acordo aconteceria “provavelmente depois” da imposição das tarifas, afirmando que, embora estivesse receptivo a negociações, acreditava que os EUA “foram explorados por 40 anos, talvez mais.”

A expectativa é que o presidente revele seu programa de tarifas recíprocas, que, segundo ele, incluirá taxas agressivas destinadas a equalizar as barreiras comerciais e trazer a manufatura de volta para os EUA, na quarta-feira.

Porém, há um grande mistério sobre como o governo determinará as tarifas, com o presidente oferecendo orientações variáveis sobre a severidade dos impostos.

As autoridades também deram informações conflitantes sobre se as tarifas serão incorporadas ou adicionadas a impostos sobre prioridades específicas, embora Trump tenha anunciado esta semana tarifas de 25% apenas sobre automóveis, que seriam adicionadas às tarifas específicas de cada país.

O presidente americano também afirmou que anunciaria tarifas sobre produtos farmacêuticos “em breve”, mas evitou uma pergunta sobre se medicamentos essenciais seriam isentos e qual seria a taxa desses impostos.

“Será um número suficiente para fazer com que os medicamentos e as empresas farmacêuticas tragam seus produtos para o nosso país. Não queremos ter que depender de outros países para isso, como fizemos na Covid”, disse Trump.

Veja também

Newsletter