Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MUNDO

União Europeia lança estratégia para reservar produtos essenciais em caso de guerra ou catástrofe

Plano surge em meio aos alertas da OTAN sobre um possível ataque russo a um país europeu nos próximos três anos

Bandeira da União EuropeiaBandeira da União Europeia - Foto: John Thys / AFP

A Comissão Europeia lançou nesta quarta-feira um plano para garantir reservas de bens básicos e essenciais, como alimentos, vacinas e medicamentos, em caso de catástrofe natural, epidemia ou guerra.

“Quanto mais você se prepara, menos pânico terá”, disse a comissária europeia para Situações de Crise, Hadja Lahbib, em uma coletiva de imprensa no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França.

A estratégia, chamada “Preparação 2030”, surge em meio aos alertas da OTAN sobre um possível ataque russo a um país europeu nos próximos três a cinco anos.

“Trata-se de uma novidade para a UE”, afirmou Lahbib, e tem como objetivo “garantir que os produtos essenciais para o bom funcionamento de nossas sociedades estejam sempre disponíveis”.

Por isso, a Comissão Europeia quer aprimorar a coordenação, o compartilhamento de informações e o planejamento entre os Estados-membros do bloco para verificar os estoques e evitar duplicações.

Nesse contexto, a ideia é criar um sistema que permita o envio de recursos “rapidamente, onde e quando for necessário”, destacou a comissária.

Lahbib reconheceu que o nível de preparação não é o mesmo entre os 27 países do bloco, já que os Estados mais próximos da Rússia e os países bálticos já anteciparam, em grande parte, possíveis situações de conflito.

“É claro que, se você tem uma fronteira de 1.000 quilômetros com a Rússia, vai se sentir potencialmente ameaçado por uma guerra”, afirmou.

Assim, acrescentou, “é natural que, na Espanha, as pessoas tenham a impressão de que incêndios florestais são mais prováveis. Não existe uma solução única para todos”.

Veja também

Newsletter