Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cooperação

UPE, Grupo DP e Associação Comercial de Pernambuco firmam convênio de cooperação

Parceria entre as instituições resultará na construção do primeiro quilômetro de pavimento 100% ecológico, no Brasil e na América Latina. 

Da esquerda para a direita: Carlos Helder Campos, Thiago Gonçalves de Lima,  Prof. Pedro Falcão, Tiago Carneiro e Eng. Francisco NavarroDa esquerda para a direita: Carlos Helder Campos, Thiago Gonçalves de Lima, Prof. Pedro Falcão, Tiago Carneiro e Eng. Francisco Navarro - Foto: Divulgação

A Universidade de Pernambuco (UPE) assinou, nesta segunda-feira (27), Convênio de Cooperação Técnica junto ao Grupo DP, representado em Pernambuco pela Concretta Tecnologia e Pavimentação, e o município de Xexéu, na região da Mata Sul do estado, com interveniência da Associação Comercial de Pernambuco (ACP). O acordo firmado visa a implantação do primeiro quilômetro de pavimento 100% ecológico, no Brasil e na América Latina. 

Estiveram presentes o reitor da UPE, Pedro Falcão, o advogado  e presidente da ACP Tiago Carneiro, Carlos Campos, presidente do Grupo DP, e o prefeito de Xexéu, Thiago Gonçalves, que assinaram o protocolo de intenções. 

Com propriedades inovadoras e ecologicamente sustentáveis, a novidade promete trazer para o setor de infraestrutura dos transportes uma alta durabilidade, resistência aos esforços mecânicos e ampla versatilidade em sua aplicação. “Mais uma parceria em prol do crescimento do nosso Estado. A Associação Comercial de Pernambuco segue com esse comprometimento social. Um passo de muitos que ainda virão", celebra Tiago Carneiro. 

A cooperativa chega com diversas estratégias de planejamento. Uma delas é a escolha do município de Xexéu, na Zona da Mata Sul, por sua localização estratégica na divisa com Alagoas, onde se demarcou uma área no bairro de Campos Frios. Nesse local, ônibus escolares e veículos de grande porte trafegam por um trecho em aclive com cerca de 10 metros de elevação.  Ainda no bairro, haverá a mobilização de engenheiros europeus para a implantação do projeto, que desembarca no Recife neste final de semana.

“A assinatura desse convênio permite que a UPE estude a utilização de bio enzimas para pavimentação de estradas. E com isso ela cumpre seu papel social, que é de contribuir para desenvolvimento em  Pernambuco, incluindo,  mudanças nos padrões de construções de estradas pavimentadas, principalmente no interior do Estado. Assim, promovendo desenvolvimento econômico, social e ambiental orientados para o desenvolvimento sustentável", explica Márcia Macedo, pesquisadora da Universidade de Pernambuco e doutora em engenharia civil.

A escolha de Pernambuco para a cooperativa técnica se deu por sua localização geograficamente estratégica, além do seu porto em Suape,  e da articulação interinstitucional da ACP, que trouxe todos os partícipes para a união de esforços em volta de uma revolução sem precedentes.
 

Green Soils Technologies (GST)

Projeto pioneiro, o Green Soils Technologies (GST)  coloca Pernambuco na vanguarda da inovação tecnológica, do desenvolvimento sustentável e na criação de um novo modelo de cooperação, envolvendo a UPE, o empresariado e o poder público. Este projeto piloto, que é o primeiro no Brasil utilizando o GST, traz para Pernambuco, também, o pioneirismo para o uso de materiais não poluentes, 100% ecológico, bioreagente e biodegradável para a infraestrutura viária.

Já na próxima sexta-feira (01), durante o aniversário de 30 anos da emancipação política do município de Xexéu, o projeto será entregue com a presença de autoridades, políticos, empresários, acadêmicos e da população local.

A Associação Comercial de Pernambuco – ACP é a mais antiga entidade associativa do setor empresarial de Pernambuco, tendo sido fundada em 1839. Desde seus primeiros anos de vida, a ACP teve como princípio e como estratégia organizacional e de trabalho atuar de forma associativa e com a interação, a mobilização e a participação articulada da classe empresarial pernambucana.

 

Veja também

Newsletter