Seg, 29 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

[Vídeo] Mutirão tenta recuperar Vem Livre Acesso para usuários que perderam prazo

Atendimentos vão até a próxima sexta-feira (15) para usuários que foram previamente agendados

Manuel de Melo, Defensor Público Geral do EstadoManuel de Melo, Defensor Público Geral do Estado - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Começa nesta terça-feira (12) um mutirão para atender as pessoas que vão precisar recorrer à Justiça para reaver seu Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) do tipo Livre Acesso. Aproximadamente 5% dos 86 mil usuários do sistemas foram bloqueados após perder o prazo para recadastramento, em março deste ano.

Os atendimentos seguem das 8h30 às 8h, até sexta-feira (15), no auditório da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), localizado na Rua Marques do Amorim, 127, no bairro da Boa Vista, no Recife. Só usuários previamente agendados podem ser atendidos.


Estão previstos 150 atendimentos. Segundo a Defensoria, estes usuários já foram atendidos em uma tentativa de conciliação entre o VEM e a DPPE, porém, não conseguiram chegar a um acordo, o que torna necessária a judicialização. 


Leia também:
Termina nesta segunda o agendamento para recadastro do VEM Livre Acesso
Movimento Pró-Criança recebe mutirão com ações de cidadania
Moradores do Pina e de Santo Amaro recebem mutirão de emissão de carteira de identidade

"Essas pessoas que hoje estão aqui na Defensoria Pública foram contactados pela nossa instituição com o objetivo de ter o seu caso estudado com mais ênfase visando dar o direito daquelas pessoas que nós entendemos que tem direito" explicou Emanuel Jerônimo de Melo Neto, Defensor Público Geral do Estado.

Carmelita Neres de Lima, de 77 anos, compareceu ao mutirão para buscar de volta o benefício dela e de seu primo. Ela diz que o parente já passou por duas perícias, mas não foi aprovado e ainda precisa do cartão de livre acesso. “Ele precisa e eu também, tenho que ter alguém para me conduzir no ônibus”, afirma. “Eu espero que aqui resolva tudo, porque a gente precisa e depende dessa carteirinha. O que a gente ganha é muito pouco”, torce.  

Ele ainda ressaltou que as pessoas que não resolveram seus casos junto à DPPE precisam entrar em contato pelo número 0800 081 0129 para fazer um agendamento e garantiu que todo o serviço é gratuito. "Chegamos no patamar onde o Grande Recife Consórcio de Transportes entende que a pessoa não tem direito e nós entendemos que o cidadão tem direito, então agora nós vamos tentar mais uma vez uma composição uma conciliação e se não for possível iremos judicializar buscando resguardar o direito do cidadão", completou o Defensor Público.


Serviço:
A Defensoria fica na rua Marques do Amorim, 127, Boa Vista

 

Veja também

Newsletter