[Vídeo] Tubulação de adutora de Jucazinho rompe e água atinge casas em Caruaru
Enxurrada atingiu algumas casas e a Compesa afirmou que irá levantar os prejuízos para providenciar indenização aos moradores
O rompimento de uma tubulação da adutora de Jucazinho provocou transtorno para moradores em Caruaru, Agreste de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (2). Doze casas localizadas na rua Everaldo Cordeiro de Souza, no bairro de Cidade Jardim, foram atingidas.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que já retirou a água suja dos imóveis doze residências e que realizou levantamento para avaliar prejuízos e providenciar a indenização dos moradores. "Estamos dando apoio total às famílias atingidas", explicou o gerente de unidade de negócios da Compesa em Caruaru, Mário Heitor Filho, à Folha de Pernambuco.
Segundo a Compesa, o cano faz a ligação de com a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado. A tubulação danificada trabalha com vazão de 100 litros por segundo. Isso explica a força da água. A companhia desligou de imediato o sistema e deu início aos procedimentos para estancar o vazamento. A obra de ajuste está prevista para ser concluída na madrugada desta terça para quarta (3).
A barragem de Jucazinho, localizada em Bezerros, também no Agreste, é o terceiro maior reservatório do Estado, com capacidade para 327 milhões de metros cúbicos de água e entrou em colapso em 27 de setembro do ano passado.
Leia também:
Barragem de Jucazinho entra em colapso
Relatório aponta risco de Jucazinho romper
No vídeo [veja abaixo], é possível ver um grande volume de água descendo uma rua da cidade com grande força e com muita lama.
Risco de rompimento
A barragem integra uma lista de obras com estruturas físicas comprometidas em diagnóstico divulgado no relatório anual da Agência Nacional de Águas (ANA), que aponta 25 barragens no País em péssimas condições e com risco de rompimento.
Jucazinho apresenta fissuras e deterioração no concreto. Sem operar devido à escassez hídrica, o sistema abastecia algumas cidades da região, entre elas Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru e Gravatá.

