Zelensky visita Roma para reunião com papa e conferência sobre reconstrução
A conferência, que pretende mobilizar recursos para Ucrânia, deve ter a participação de governantes como o da Alemanha e representantes de quase 2.000 empresas e 40 organizações internacionais
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, chegou nesta quarta-feira (9) a Roma, onde se reunirá com o papa Leão XIV e participará de uma conferência internacional sobre a reconstrução de seu país, devastado pela guerra com a Rússia.
Zelensky também se reunirá com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com o enviado do presidente americano Donald Trump para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kellogg.
A audiência com o pontífice será o segundo encontro privado entre ambos desde que Leão XIV se tornou, em maio, o novo líder da Igreja Católica.
Leia também
• Rússia lança maior ataque com drones e mísseis contra Ucrânia desde o início da guerra
• Trump acusa Putin de falar ''muita besteira'' sobre a Ucrânia
• EUA enviará 'mais armas' à Ucrânia, diz Trump
O encontro deve acontecer em Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, ao sul da capital italiana, onde Leão XIV passa duas semanas de descanso, até o dia 20 de julho.
Zelensky também participará de uma conferência internacional, na quinta e na sexta-feira, que pretende mobilizar recursos para a reconstrução de seu país.
A conferência deve ter a participação de governantes como o chanceler alemão Friedrich Merz, além de representantes de quase 2.000 empresas e 40 organizações internacionais, segundo Roma. Kellogg representará os Estados Unidos.
Zelensky chegou à Itália depois que a Rússia lançou durante a madrugada o que Kiev qualificou como o maior ataque com mísseis e drones contra a Ucrânia desde o início da guerra em 2022.

